Câmara elimina tramitação em papel de projetos com a prefeitura
Novo sistema põe fim na obrigatoriedade da tramitação em papel de documentos entre o Legislativo e o Executivo. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS
A Câmara Municipal de Sorocaba lança nesta semana o novo módulo de uso externo na plataforma digital da Casa de Leis. Chamado de Syslegis, o sistema permite o fim da obrigatoriedade da tramitação em papel de documentos entre o Legislativo e o Executivo, que passam a ser enviados de forma virtual.
A tecnologia foi desenvolvida pelas divisões de Informática e Expediente do Legislativo.
Sem a tramitação física, conforme explica o diretor da divisão de Informática da Casa de Leis, Fernando Bellinassi da Silva, os documentos passam a ser protocolizados e enviados de forma digital, via sistema.
"Respostas de requerimentos de vereadores, projetos de leis, emendas, são exemplos de documentos que o Executivo, através da assinatura digital, usuário e senha, conseguem enviar ao Protocolo deste Legislativo via Syslegis", disse Fernando Bellinassi.
De acordo com o presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba (PL), a desburocratização é o caminho para maior celeridade nos processos. "Vamos aumentar a eficiência nos trâmites, e isso se reflete em prestação de serviços, prestação de contas, com mais agilidade para o cidadão. Aquelas cenas do passado de pilhas de pastas atravessando essa ponte vão ficar no passado", disse. (Da Redação, com informações da Câmara de Sorocaba)