Funcionários da Viação São Roque iniciam greve no sábado (21)
Paralisação afetará linhas intermunicipais entre São Roque, Alumínio, Mairinque e Ibiúna. Crédito da Foto: Eric Mantuan/Arquivo JCS (28/4/2019)_
Os funcionários da Viação São Roque vão paralisar seus serviços a partir das primeiras horas do sábado (21), de acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região.
Com isso, devem ser afetadas as linhas intermunicipais entre São Roque, Alumínio, Mairinque e Ibiúna, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).
[irp posts="165686" ]
Os 88 trabalhadores da VSR estão em estado de greve desde terça-feira (17), quando foi protocolada a notificação de greve. Na quarta (18) houve uma reunião entre a proprietária da empresa e os dirigentes sindicais, mas mas não houve uma proposta viável de pagamento de todos os direitos que estão em atraso.
Por consequência, a paralisação será iniciada a partir do término do prazo de 72 horas determinado pela lei de greve em serviço essencial, por tempo indeterminado.
Problemas
De acordo com o sindicato, a empresa vem atrasando constantemente o pagamento de salário, tíquete-refeição e cesta básica, além de não pagar férias e participação nos lucros e resultados (PLR).
Também estariam ocorrendo falta de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e irregularidades junto a ex-beneficiários do INSS. As situações caracterizam descumprimento do acordo coletivo de trabalho.
Outro ponto é a inadimplência no parcelamento das verbas rescisórias que devem ser pagas aos trabalhadores que operavam o transporte urbano de São Roque e foram demitidos quando a empresa transferiu à Mirage Transportes a concessão pública para operar essas linhas. (Da Redação)