Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gráfica com unidade em Sorocaba vai imprimir as provas do Enem 2019

25 de Julho de 2019 às 00:39

Gráfica com unidade em Sorocaba vai imprimir as provas do Enem 2019 As etapas de impressão dos cadernos de provas devem ocorrer em condições especiais de segurança e em sigilo. Crédito da foto: Divulgação

A gráfica que vai imprimir as provas do Enem 2019 é a Valid Soluções S/A, empresa multinacional com unidade em Sorocaba, no Jardim Novo Mundo. A informação está publicada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela organização e realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O contrato entre ambas as partes foi assinado em 21 de maio passado, segundo informação do presidente do Inep, Alexandre Lopes.

De acordo com o Inep, a Valid Soluções foi contratada pelo valor global de R$ 151,7 milhões, também segundo publicação no Diário Oficial da União de 21 de maio. A Valid será responsável pela diagramação, manuseio, embalagem, impressão, rotulagem e entrega dos cadernos de provas para os Correios. As etapas devem ocorrer em condições especiais de segurança e em sigilo.

[irp posts="74596" ]

 

A reportagem esteve ontem à tarde na portaria da Valid, na tentativa de falar com representantes da empresa para buscar detalhes sobre providências tomadas para dar conta da encomenda feita para o Enem 2019. São detalhes como volume de papel, contratação de funcionários, tempo de impressão, quantidade de provas e tecnologia empregada no processo de produção. Mas o serviço de atendimento na portaria da empresa informou que o assunto é “muito sigiloso” e ninguém na unidade estava autorizado a falar.

Para se ter uma ideia da amplitude do exame, neste ano, segundo o Inep, o Enem recebeu mais de 6 milhões de inscritos em todo o País. Esse número é semelhante ao de 2018, quando 6,7 milhões se inscreveram e 5,5 milhões de estudantes foram confirmados (pagaram a taxa de inscrição ou tiveram isenção).

Convocação

A Valid foi contratada após a falência da RR Donnelley, empresa que imprimia as provas do Enem desde 2009. A RR Donnelley entrou com o pedido de falência no dia 1º de abril deste ano. Diante disso, para garantir que o Enem ocorresse dentro do cronograma, o Inep teve duas opções: iniciar um novo processo de seleção -- que demoraria meses -- ou contratar a Valid, segunda colocada na licitação de 2016.

No dia 25 de abril, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou que o órgão convocasse a Valid. Para isso, no entanto, o Inep precisaria comprovar que não haveria tempo suficiente para abrir uma nova licitação. As provas do Enem serão aplicadas em 3 e 10 de novembro, e para cumprir esse prazo o trabalho da gráfica deveria ser iniciado ainda em maio.

[irp posts="35253" ]

 

A RR Donnelley também tinha sido contratada em caráter de urgência por causa de um roubo dos cadernos de prova. Na época, esta ocorrência teve repercussão nacional. Até então, a empresa responsável pelo exame era a Plural.

No ano seguinte, foi aberta uma nova licitação para selecionar a gráfica que imprimiria o Enem de 2010 a 2015. A RR Donnelley apresentou sua proposta e venceu. Depois, em 2016, um novo pregão foi realizado e a mesma empresa venceu novamente, com um contrato que permitia a renovação anual até 2020. A última licitação havia sido feita em julho de 2018, pelo período de 12 meses, e incluía a execução dos serviços do Enem 2019.

Perfil da Valid

O site da Valid informa que a companhia está presente no Brasil desde 1993, quando American Banknote Corporation adquiriu a subsidiária brasileira da Thomas de La Rue, uma empresa de serviços gráficos de segurança que atuava no mercado brasileiro há quase 50 anos. Desde então, a Valid diversificou seus produtos e cresceu significativamente, atuando em quase todos os Estados do Brasil e na América do Sul.

[irp posts="120219" ]

 

De acordo com o site, a companhia tem por objeto social a indústria gráfica em geral, incluindo impressos de segurança, bilhetes e sistemas de loteria, inclusive eletrônica, indústria de cartões plásticos, magnéticos e indutivos e ainda codificação de cartões e desenvolvimento, implantação e execução de projetos de gerenciamento eletrônico de documentos. (Carlos Araújo)