Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Menção honrosa em iniciativas públicas

24 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Menção honrosa em iniciativas públicas
Menção honrosa em iniciativas públicas (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

Sorocaba foi contemplada com reconhecimento nacional, em menção honrosa, na categoria “Iniciativas públicas que inovam e transformam”, do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, que reconheceu o sucesso do projeto Bus Rapid Transit (BRT) Sorocaba. No último dia 16, o município já havia conquistado o “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, no Eixo Econômico, entre as cidades brasileiras acima de 500 mil habitantes. O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e do Portal Mobilidade Estadão, com apoio da Urucuia Inteligência em Mobilidade Urbana. A proposta é premiar profissionais e iniciativas, públicas e privadas, que promovem a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Participaram da premiação 227 iniciativas de sucesso realizadas em todo o País. O resultado da premiação foi anunciado na noite de sexta-feira (23), durante evento em São Paulo, no Complexo Esportivo do Pacaembu. Na ocasião, na mesma categoria, Sorocaba também figurou como finalista com outro projeto também já implantado no município, pela Urbes Trânsito e Transportes, o Serviço de Transporte Especial. No evento, o chefe do Executivo sorocabano foi representado pelo diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, que esteve acompanhando do diretor de Transporte, Adriano Brasil, e do diretor de Controle Operacional, Cristiano Cleiton de Melo.

Mastro de bandeiras

Recurso de apelação da promotora de Justiça Regiane Vinche Zampar Guimarães Pereira à 1ª Turma Recursal Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou decisão de primeira instância que havia permitido a entrada de torcedores com mastros de bandeiras em estádios de futebol do Estado. A liberação tinha sido solicitada por um delegado da 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva que, em ação cautelar inominada, requereu interpretação do artigo 5º, III, da Lei Estadual nº 9.470/96 e do art. 13-A, X, do Estatuto do Torcedor. O Ministério Público sustentou a validade da norma estadual, que veta o ingresso de bandeiras com mastro em estádios esportivos, mesmo após a norma federal (Estatuto do Torcedor) autorizar esse ingresso em determinados casos.

‘Município Resiliente’

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e Defesa Civil municipal, conquistou o certificado de “Município Resiliente”. A premiação, em evento no Palácio dos Bandeirantes na quinta-feira, faz parte da campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que avalia a maturidade da administração municipal na gestão de riscos e desastres naturais. A entrega do certificado contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e, representando o município de Sorocaba estiveram o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro; o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Rodrigo Balbinot; o chefe de Seção da Corporação, Ricardo Augusto Armênio; o guarda municipal Jamil Teixeira e os agentes Cinara Alves de Souza Baena e Augusto César Pires Ohri.