Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

SP é o maior produtor exportador de flores do Brasil

20 de Setembro de 2024 às 22:29
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: AGÊNCIA SP)

Com a chegada da primavera, São Paulo amplia seu destaque como maior produtor e exportador de flores do País. De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura do Governo de São Paulo, o Estado é responsável por 64,3% da produção nacional. Além disso, se destaca tanto no mercado interno quanto no internacional, levando cerca de US$ 9,27 milhões de exportação da sua diversidade floral para outros países no ano de 2023, com uma alta de 17%. Em comparação ao ano anterior, teve um crescimento de 18% no cultivo em espécies variadas, com 1.858.207 kg (quase 1,9 mil toneladas) em 2022 e 2.196.369 kg (quase 2,2 mil toneladas) no ano seguinte. A indústria de flores, além de embelezar, também movimenta a economia de São Paulo, com apoio de programas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e cursos de capacitação do Estado.

 

Dia Mundial sem Carro


O Governo de São Paulo vai investir cerca de R$ 200 bilhões nos próximos anos para diminuir o número de automóveis nas ruas, proposta do Dia Mundial sem Carro, celebrado neste domingo (22). O transporte sobre trilhos ganha destaque nesse desafio. Além de reduzir o trânsito e encurtar os tempos de deslocamento, são meios menos poluentes. Por meio do programa SP nos Trilhos, São Paulo contará com a construção de novas linhas de trens intercidades. Ao todo, são mais de 40 projetos e mil quilômetros de malha férrea a serem implementadas.

 

Tabela periódica em braille...


A Frente Parlamentar de Luta pela Prevenção da Cegueira e o Conselho Federal de Química lançaram nesta semana, na Câmara dos Deputados, uma tabela periódica em braille. A intenção é facilitar o aprendizado de química para os estudantes com deficiência visual, além de contribuir para o acesso deles à ciência e ao mercado de trabalho.

 
...importância e distribuição


A tabela foi idealizada pela professora Ana Caroline Duarte, de Manaus (AM), “Quando a gente ia conversar com os estudantes, eles relatavam que não tinham acesso à tabela periódica”, explica. Segundo Gilson Mascarenhas, presidente do Conselho Regional de Química de Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, a distribuição é gratuita através do site crq14.org.


Vacina HPV


Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. No caso de adultos, grupos específicos também podem ser imunizados na rede pública, como pessoas que vivem com HIV, transplantados e pacientes oncológicos, dentre outros. Mulheres adultas que já contraíram HPV podem ser beneficiadas pela vacina. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi, “mulheres sexualmente ativas já infectadas pelo HPV permanecem sob risco de novas infecções, isso porque a literatura médica registra mais de 200 subtipos do vírus, assim, uma pessoa infectada por um subtipo ainda pode se proteger, por meio da vacina, contra outros subtipos”.