Informação Livre
Região de Sorocaba recebe donativos do Fundo Social de SP
A Operação Chuvas, parte da campanha SP Sempre Alerta, está auxiliando mais de 30 cidades paulistas atingidas por temporais. A ação realiza a entrega de itens de primeira necessidade para apoiar os municípios no acolhimento de moradores impactados. Nesta segunda-feira (6), caminhões carregados com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, roupas para adultos e crianças, calçados, itens de cama, mesa e banho, cobertores, colchões e água potável foram enviados para Sorocaba, Itapetininga e Araçoiaba da Serra, no interior e Mongaguá, na Baixada Santista.
Processo seletivo PUC-SP
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo complementar dos cursos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP. Estão disponíveis vagas de mestrado, mestrado profissional e doutorado, para início no primeiro semestre de 2025. As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (6) e vão até o dia 20/1. Ex-alunos que concluíram graduação, especialização ou mestrado na PUC-SP têm isenção da taxa de inscrição, assim como também os alunos da PUC-SP que concluíram seu curso no 2º semestre de 2024. Para conhecer o programa da área de interesse acessar o site: https://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado.
Material Escolar...
O Procon Municipal de Sorocaba, vinculado à Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura, orienta os consumidores sobre como economizar na compra de materiais escolares e didáticos. A principal dica é realizar uma pesquisa detalhada de preços antes de qualquer aquisição. Também é recomendado evitar levar crianças durante as compras, pois elas são mais suscetíveis aos apelos de consumo. Além disso, materiais como colas, tintas, pincéis atômicos e fitas adesivas devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa, indicando fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e possíveis riscos à saúde.
...listas escolares...
De acordo com o Procon Sorocaba, é permitido que a escola solicite apenas materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias dos alunos, como folhas de sulfite, papel dobradura, tinta guache, lápis, canetas e borrachas. Além disso, a quantidade deve ser coerente com o consumo do dia a dia, sem restrição de marcas. Materiais de uso comum, produtos de higiene e limpeza, itens utilizados em laboratórios ou na administração da escola não podem constar na lista. Essa prática é considerada abusiva, conforme o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e proibida pelo artigo 1º da Lei 9.870/99.
...cobranças indevidas
A taxa de material escolar, quando cobrada sem a apresentação de uma lista detalhada, também é considerada abusiva. É obrigatório que a escola informe os itens necessários, permitindo ao consumidor escolher entre adquirir os produtos ou pagar pelo pacote oferecido pela instituição. Ainda, é vedado exigir a compra de materiais no próprio estabelecimento de ensino, bem como impor marcas ou pontos de venda específicos. Essas práticas ferem o direito de escolha do consumidor e podem ser denunciadas ao Procon.