Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Prova Paulista na região de Sorocaba

31 de Março de 2025 às 21:30
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA SP)

A primeira edição da Prova Paulista de 2025 traz novidades, incluindo a participação de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, além dos estudantes do 5º ano à 3ª série do Ensino Médio. Mais de 196,6 mil alunos da rede estadual na região de Sorocaba realizarão o exame entre 31 de março e 9 de abril, com o objetivo de avaliar o aprendizado do primeiro bimestre letivo. Outra novidade é a inclusão de educação financeira e tecnologia e inovação para os alunos do 6º ao 8º ano. A prova será composta por questões de múltipla escolha, variando conforme a série. A Prova Paulista também será seletiva para a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo), classificando para a segunda fase da competição os 30% melhores alunos de cada ano ou série, de cada escola, que tiverem as melhores pontuações.

 

Audiência pública

A Câmara Municipal de Sorocaba realiza na tarde de hoje (terça-feira), 1º de abril, às 14h, uma audiência pública sobre a realidade dos condomínios no Estado de São Paulo. O evento, intitulado “Condomínios: Direitos x Obrigações”, é uma iniciativa do vereador Roberto Freitas (PL). De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em maio de 2024, o Estado conta com mais de 4,1 milhões de condomínios. Destes, 568.272 possuem entre 6 e 20 domicílios; 801.486 têm de 21 a 50 unidades; 835.796 têm de 51 a 100 unidades; e 1.958.072, ou 47% do total, têm mais de 100 domicílios.

Repelentes

O vereador Cláudio Sorocaba (PSD) solicitou, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, que o Executivo realize um estudo técnico para avaliar a viabilidade de fornecer repelentes nas escolas municipais. Segundo o vereador, o fornecimento de repelentes pode proporcionar mais segurança e tranquilidade para os pais e para as crianças, especialmente diante dos inúmeros casos de dengue na cidade. No requerimento, ele também questionou a previsão de início do fornecimento, caso a medida seja considerada viável.

Curso de libras...

A Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) está com matrículas abertas para mais uma edição do Curso Introdutório de Libras, realizado de forma remota e sem custos. Nesta fase, serão disponibilizadas 9 turmas, com 70 vagas cada, com aulas às segundas, quartas e sextas; terças e quintas (19h às 22h); ou aos sábados (8h às 12h). As aulas terão início no dia 5 de abril e serão ministradas em tempo real por professores surdos.

...requisitos

A formação possui uma duração total de 40 horas. Podem participar interessados com idade mínima de 18 anos. É exigido o uso de vídeo durante os encontros digitais, que ocorrerão via Zoom. Para conquistar a certificação, é necessário ter, no mínimo, 75% de frequência e nota final superior a 5,0 nas atividades avaliativas.