Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara discute poda e corte de árvores

03 de Março de 2020 às 00:01

Câmara discute poda e corte de árvores Crédito da foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS

Projetos de lei que dispõem sobre liberdade econômica em Sorocaba e podas de árvores por parte da concessionária de energia elétrica fazem parte da pauta da 7ª sessão ordinária da Câmara de Sorocaba nesta terça-feira (3).

O projeto estabelece critérios para a empresa concessionária do serviço público de energia elétrica ou terceirizadas realizarem podas e cortes de árvores em Sorocaba.

As matérias estavam na sessão ordinária prevista para quinta-feira da semana passada, que foi cancelada em função do velório do ex-deputado federal Nelson do Carmo, que ocorreu no Legislativo.

Faltas a consultas

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) comentou nesta segunda-feira (2) sobre as ausências de pacientes para consultas e exames na rede municipal de Saúde. Conforme a pasta, são realizadas diversas ações para evitar e diminuir o alto índice de faltas para consultas na atenção básica, como por exemplo, afixação de “faltômetros” (um painel) nas recepções das UBSs para ilustrar os números mensais de usuários agendados e faltosos. Ainda conforme a pasta, o assunto também é tema nas reuniões dos conselhos locais de Saúde das UBSs.

Estratégia

Uma estratégia em relação às faltas é o planejamento de abertura das agendas com intervalos menores de tempo de espera. “No dia que ocorre a falta, (...) as vagas são otimizadas e o profissional realiza o atendimento dentro do horário que o usuário não compareceu”, diz a SES. A pasta também afirmou não reconhecer o valor do prejuízo gerado pelas ausências. O assunto foi tema de reportagem do Cruzeiro do Sul, no domingo (1).

Puxão de orelha

Samy Wurman. conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) notificou o presidente da Câmara de Iperó, Luis Fernando Paulo Leite, o Fernando Daki (MDB), por descumprimento de prazo durante o exercício. O relatório de fiscalização, conforme Wurman, apontou que o gestor deixou de enviar, dentro do prazo estabelecido, as conciliações bancárias mensais do mês de janeiro/2020, por meio do sistema Audesp. Leite tem 15 dias para se justificar o TCE.

Votorantim

Na Câmara de Votorantim, na ordem do dia estará em discussão e votação o veto parcial sobre o projeto de lei que trata da isenção de IPTU para pequenos e médios produtores rurais. A medida valeria para os interessados que comprovem suas atividades de exploração econômica agropecuária e o cumprimento de sua função social. Na pauta também consta um requerimento pedindo informações sobre medidas da Secretaria Municipal de Saúde quanto ao coronavírus.