Para eternizar
Vítima da Covid-19, jornalista é homenageado com nome de avenida
Projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Sorocaba na sessão ordinária desta quinta-feira (3)
O jornalista Jomar Bellini, morto em julho de 2021, vítima da Covid-19, foi homenageado com o nome de uma avenida no Parque São Bento, na zona norte de Sorocaba. O projeto de lei com a alteração de avenida Três para avenida Jomar Luiz Fulan Bellini foi aprovado pela Câmara de Sorocaba na sessão desta quinta-feira (3). A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (PSC).
“Nós ficamos muito emocionados, muito felizes do nome do Jô ser eternizado. Ele é uma pessoa maravilhosa, maravilhosa, mesmo”, afirma a mãe Magda Cristina Fulan Bellini. Acompanhada da irmã, Carolina Fulan e da jornalista Adriane Souza, ela esteve nas duas sessões em que o projeto estava na pauta para votação. Magda aproveitou o momento na Câmara de Sorocaba para agradecer aos amigos que fizeram corrente de oração e mandaram mensagens e torceram pela recuperação do filho. “Nem sei e não tenho como agradecer. Foi uma imensidão, uma infinidade de pessoas, de energia positiva”, diz.
Ela ainda lembrou que o filho era uma pessoa muito iluminada, por isso fez tantos amigos durante os 30 anos de vida. “Sabia que ele tinha muitos amigos, especialmente pelo jeito bom dele”, conta. “Ele foi um guerreiro. Quero dizer que a saudade é implacável e que ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Infelizmente, por 20 dias, ele teve o direito dele negado, o direito à vacina, que está na constituição”, diz.
Magda garantiu ainda que pretende plantar uma árvore na avenida recém-batizada. “Eu gosto muito de árvore frutífera, mas pensei no Ipê porque é símbolo nacional e nos presenteia com flor”, lembra.
O vereador autor da iniciativa justificou o projeto, destacando a questão da homenagem. “É nesse sentido, com muita tristeza e pesar, mas visando prestar uma singela homenagem a um cidadão, jornalista, natural defensor do direito à liberdade de expressão, que perdeu a vida pela Covid-19, que propomos o presente projeto de lei e contamos com a aprovação pelos nobres pares”, escreveu Ítalo ao projeto.
As placas indicativas da via conterão, conforme a lei aprovada, além do nome, a expressão: “Cidadão Emérito 1990/2021”. A via é um dos acessos à ligação entre os bairros São Bento e São Guilherme.
Sobre Jomar
O jornalista era natural de Mairinque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Ele faleceu em um hospital particular de São Roque, após 13 dias de internação. O sepultamento foi marcado por dor e emoção no Cemitério Municipal de Mairinque. Uma missa de falecimento foi realizada no Santuário São Judas Tadeu, em Sorocaba.
Formado em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Jomar Bellini passou por vários veículos de comunicação de Sorocaba, como jornal e rádio Ipanema (atual Jovem Pan), no portal de notícias G1, na TV TEM (afiliada da Rede Globo), na Folha de Mairinque, na Maktub Comunicação, e, quando morreu, era repórter no jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Ele havia ingressado no Cruzeiro em 2020.
Com o jornalista Eric Mantuan, Bellini escreveu "Em Cada Vida Uma Canção", biografia romanceada do escritor e radialista Ulderico Amêndola, publicada pela Linc/PMS em 2013. Trata-se do trabalho de conclusão de curso da dupla. A obra foi adaptada para o formato e-book por Bellini e está disponível na loja Kindle, da Amazon, de graça. (Marcel Scinocca)
Galeria
Confira a galeria de fotos