Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prazo para declarar o IRPF começa amanhã (7)

Mais de 180 mil sorocabanos devem prestar contas à Receita Federal; Se considerar a DRF, esse número salta para cerca de 504 mil pessoas

06 de Março de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Para agilizar o processo de envio das declarações, o contribuinte pode usar a multiplataforma da Receita.
Para agilizar o processo de envio das declarações, o contribuinte pode usar a multiplataforma da Receita. (Crédito: AGÊNCIA BRASIL)

Mais de 504 mil contribuintes da região de Sorocaba deverão enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a partir de amanhã (7). Somente em Sorocaba, o total de pessoas que deverão enviar a declaração para a Receita Federal é de 180.683. Já previsão de declarações que deverão ser enviadas pelos contribuintes das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é de 452.978.

O prazo começa às 8h de amanhã e termina às 23h59 do dia 29 de abril. Os dados foram informados pela Delegacia da Receita Federal de Sorocaba, que compreende 51 municípios. As regras para o envio do IRPF 2002 foram divulgadas na última quinta (24).

Segundo a Delegacia da Receita Federal de Sorocaba, em 2022, o total previsto para a entrega de declarações do IRPF dentro do prazo é de 504.286 contribuintes. A previsão é a mesma em relação ao ano passado, e está baseado no número de declarações que foram enviadas em 2021 dentro do prazo.

Depois de Sorocaba, Itu é a cidade com mais contribuintes, com (38.801), seguido de Salto (31.719), Itapetininga (28.646), Votorantim (25.222) e Tatuí (21.447). Já entre os 51 municípios, o que possui o menor número de pessoas que deverão apresentar a declaração é Torre de Pedra com 258. Em seguida, aparecem as cidades de Itaóca (273), Ribeira (289), Barra do Chapéu (293) e Itirapuã Paulista (297).

De acordo com as informações divulgadas pela Receita, o contribuinte poderá fazer o download do software necessário para a entrega da declaração também a partir de amanhã e será multiplataforma.

Assim, será possível começar a declaração pelo celular, continuar no programa pelo computador e finalizar pelo e-Cac, sistema disponível no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br).

Em todo o Estado de São Paulo a previsão de entrega de declarações do IRPF 2022 é de 10.982.166.

Regras

São obrigados a declarar o IR, entre outros, residentes no Brasil com rendimento anual tributável acima de R$ 28.559 mil em 2021. O auxílio emergencial, caso recebido, é rendimento tributável e também deve ser levado em consideração neste cálculo.

Operadores em bolsa de valores, quem obteve ganho de capital na alienação de bens e isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias também estão obrigados a declarar.

O cronograma dos lotes de restituição para este ano ficou estabelecido em 31 de maio, 30 de junho, 29 de agosto, 31 de agosto e 30 de setembro. Uma novidade é que o pagamento das cotas do imposto de renda poderá ser feito via Pix, e o cidadão também poderá receber a restituição via Pix.

Outra novidade é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida. Agora, todos os contribuintes que possuam níveis de segurança altos na plataforma gov.br (níveis ouro e prata) poderão usar esse modelo, que permite ao usuário iniciar a declaração já com várias informações úteis que facilitam o preenchimento. A declaração pré-preenchida estará disponível a partir do dia 15 de março. Antes, a facilidade era limitada a quem tinha certificado digital. (Ana Cláudia Martins)