7 de setembro
Dia da Independência começa com eventos no Paço Municipal
Sorocabanos prestigiaram tradicional ato cívico e desfile comemorativo no Alto da Boa Vista
Nem mesmo o frio e a chuva do início da manhã desta quarta-feira (7) impediram os sorocabanos de prestigiar o tradicional ato cívico e desfile comemorativo do Feriado da Independência, realizado no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.
O hasteamento da bandeira aconteceu por volta das 8h30 da manhã. “É uma alegria muito grande poder estar aqui nesse evento extremamente importante para a nossa cidade e para o nosso País. É a comemoração da nossa independência, da nossa liberdade. O Brasil é um país que tem tudo, nós temos recursos naturais, nós temos um povo maravilhoso, nós somos um país grande e forte. E temos tudo para ser um país de primeiro mundo e estamos no caminho certo”, disse o prefeito Rodrigo Manga.
Ele disse ainda que este não é apenas um momento que a independência deve ser comemorada e lembrada, mas também um dia de recordar a luta dos brasileiros “A melhor maneira de lutarmos será agora, no dia das eleições. O Brasil vive um rumo importante para o desenvolvimento e a valorização daqueles homens e mulheres de bem, que defendem a nossa nação. Nunca na história desse país eu vi um governo valorizar e reconhecer tanto as nossas autoridades que estão presentes aqui hoje”.
Após o discurso de Manga, em torno das 9h30, o desfile comemorativo foi iniciado. Muitos sorocabanos vestiram verde e amarelo para demonstrar seu amor à Pátria e prestigiar familiares que estavam desfilando.
É o caso do comerciante Sergio Montoro, que estava acompanhando o desfile ao lado da esposa e filha. Montoro também marcou presença no Alto da Boa Vista para apoiar o sobrinho que desfilou pelo Exército. “Nunca tive um tempo hábil para vir acompanhar o desfile, mas hoje eu fiz questão de vir devido ao marco de 200 anos da Independência do Brasil. É um marco histórico e todo mundo tem que prestigiar. Também viemos para dar uma força ao meu sobrinho. E viemos caracterizados, é primordial!”, comentou.
Já a publicitária Bruna Rocha mora em Itu, mas quando soube que as comemorações do Feriado da Independência haviam sigo canceladas devido à chuva, pegou o carro e veio conferir o desfile na cidade vizinha, ao lado do marido e seus três filhos. “É a primeira vez que assistimos o desfile daqui de Sorocaba. Acho importante as crianças prestigiarem esses eventos para conhecer a história do Brasil, saber o que aconteceu. E além de participar, ter orgulho da nação deles. Viemos de verde e amarelo por patriotismo e para ensinar ele a respeitarem a nação acima de tudo”.
Quem também reuniu a família para conferir o desfile foi a aposentada Gilvanilda Nunes. Ela conta que costuma prestigiar o desfile desde que sua filha era pequena. “Hoje em dia nós não vemos mais as crianças cantarem hino nacional ou hino à bandeira. Na minha época tinha muito isso, hoje em dia não tem mais. Trouxe as crianças (neto e sobrinhos) para que elas possam aprender aquilo que realmente é a história. A razão por trazer todos caracterizados com as cores da bandeira nacional, segundo ela, é o patriotismo. “Somos brasileiros, é a nossa nação. E é preciso resgatar o que nosso Brasil tem de bom”.
As organizações motorizadas que participaram do desfile foram Polícia Civil, 7° BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), 14° BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), 5° BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária), Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM), Auto Escola Universo SC, Parque Tecnológico de Sorocaba, Moto Clube Adventista e Jeep Clube.
Também participaram do desfile a pé as seguintes instituições: Banda Regimental de Música do CPI-7, Marinha, Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba, Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiro Baltazar Fernandes, Grupo de Escoteiro Tropeiros, Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo, Grupo de Escoteiro 211 Sorocaba Oeste, Grupo de Escoteiro Tobias de Aguiar, Grupo de Escoteiro Terra Rasgada, Grupo de Escoteiro Monte Serrat, 40° Distrito Escoteiro Lis do Interior, Clube de Desbravadores, Guarda Mirim de Sorocaba, ACB (Associação Crianças de Belém), Oficina de Integração Céu Azul, Centro de Educação Pré-Militar (CEPM), Colégio Dom Bosco, Ordem DeMolay, Ordem Internacional do Arco-Íris, Centro de Convivência Indígena, Coopereso (Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região) e Narcóticos Anônimos. (Da redação)
.
Galeria
Confira a galeria de fotos