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Educação

Região de Sorocaba terá mais 29 escolas de ensino integral em 2023

Projeto implantado na rede estadual visa melhorar a aprendizagem e potencializar o desenvolvimento dos estudantes, incluindo componentes curriculares específicos

13 de Novembro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
EE Aggeo Pereira do Amaral é uma das cinco unidades de Sorocaba que passam a ter PEI
EE Aggeo Pereira do Amaral é uma das cinco unidades de Sorocaba que passam a ter PEI (Crédito: DIVULGAÇÃO / SEESP)

Sorocaba e outros 11 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) terão mais escolas estaduais oferecendo ensino integral em 2023. Elas passarão a integrar o Programa de Ensino Integral (PEI), do governo estadual. No total, 29 estabelecimentos estaduais passarão a contar com PEI a partir do próximo ano letivo. Em Sorocaba, cinco unidades se somarão às 53 escolas estaduais que já oferecem o ensino em período integral. Assim, Sorocaba passará a ter, no total, 58 unidades com o PEI.

Segundo a Secretaria da Educação de São Paulo, as unidades que passarão a ter o ensino integral a partir do ano letivo de 2023 em Sorocaba são: Aggeo Pereira do Amaral, Dionysio Vieira, Elzide Celestina Souza Pacheco Tunuchi, Luiz Gonzaga de Camargo Fleury e Rafael Orsi Filho.

Ainda de acordo com a pasta estadual, os demais municípios da RMS que terão mais escolas estaduais com ensino integral são: Araçoiaba da Serra (2), Boituva (1), Iperó (1), Itu (2), Jumirim (1), Piedade (5), Pilar do Sul (3), Salto (1), Salto de Pirapora (2), Tapiraí (2) e Votorantim (4).

Em Araçoiaba, as escolas que passarão a oferecer o PEI a partir do próximo ano são: Escola Estadual do Bairro Jundiaquara e a Maria Angélica Baillot. Em Boituva a unidade escolar que fará parte do programa será a João Moretti. Em Iperó, a nova unidade será a Escola Estadual Estação George Oetterer. Em Itu são mais duas: Anthenor Fruet e Mércia Maria Cazarini. Em Jumirim, a Jefferson Soares de Souza. Em Piedade, são mais cinco escolas estaduais: Carlos Augusto de Camargo, que começou o processo de implementação do PEI já neste ano, a Leonor Oliveira Martins, Maria Helena Sikorski Cerqueira César, Maria Ignes Araújo Paula Santos e a Miguel Pires Godinho.

Mais três unidades escolares em período integral em Pilar do Sul: Padre Anchieta, Maria Aparecida Rechinelli Modanezi e Maria Aparecida Mendes Silva Lacerda. Uma em Salto: Tancredo do Amaral e duas em Salto de Pirapora: Anna Cuevas Guimarães e Jardim Primavera.

Tapiraí terá duas novas unidades com PEI: Escola Estadual Bairro do Turvo e Coronel João Rosa. E mais quatro escolas estaduais em Votorantim: Daniel Verano, Evilazio de Goes Vieira, Jardim São Matheus e Selma Maria Martins Cunha.

A Secretaria da Educação do Estado também informou que na Região Administrativa (RA) de Sorocaba -- incluindo a Região Metropolitana de Sorocaba --, que compreende 11 diretorias de ensino, atualmente já são, no total, 225 escolas estaduais com o Programa de Ensino Integral (PEI). “Destas, 53 escolas integrais estão localizadas na cidade de Sorocaba. A partir de 2023, serão mais 51 escolas oferecendo o modelo de ensino integral, em 30 municípios da RA de Sorocaba”, diz a pasta estadual.

Práticas variadas

Além da carga horária maior, alunos das escolas de período integral têm oferta de práticas variadas - ARQUIVO / JCS - VINÍCIUS FONSECA (8/10/2020)
Além da carga horária maior, alunos das escolas de período integral têm oferta de práticas variadas (crédito: ARQUIVO / JCS - VINÍCIUS FONSECA (8/10/2020))

De acordo com a Secretaria da Educação de São Paulo, além da carga horária maior, os alunos das escolas de período integral têm a oferta de práticas variadas, como tutoria, nivelamento, protagonismo juvenil com clubes e líderes de turma, e componentes curriculares específicos, incluindo orientação de estudos e práticas experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do Projeto de Vida Individual. Além disso, permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas de maneira estruturada.

“A oferta de conteúdos e abordagens mais atuais permite que as escolas da rede pública paulista atuem na formação de estudantes autônomos, solidários e preparados para objetivos futuros. O programa potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural”, ressaltou a pasta estadual.

A Secretaria informa também que recente pesquisa do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) mostrou que estudantes do 3º ano das escolas PEI analisadas obtiveram 14,1 pontos adicionais em Matemática e 10,2 em Língua Portuguesa na escala Saresp.

“O estudo revela ainda que os resultados são ainda mais expressivos em escolas que aderiram ao modelo PEI há mais tempo. Alunos que frequentaram por pelo menos três anos o ensino médio integral têm mais do que o dobro de aprendizado em Matemática e 73% a mais em Língua Portuguesa do que um estudante típico desta etapa”, destacou. (Ana Claudia Martins)

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