Buscar no Cruzeiro

Buscar

Premiados

Cruzeiro do Sul e rádio Cruzeiro FM 92,3 são homenageados

Veículos de comunicação receberam o troféu Arte em Movimento na noite desta quinta-feira (24)

25 de Novembro de 2022 às 11:13
Vanessa Ferranti [email protected]
Wlamyr Gusmão, conselheiro da FUA, e Nilson Duarte, coordenador de Esportes da rádio Cruzeiro FM 92,3
Wlamyr Gusmão, conselheiro da FUA, e Nilson Duarte, coordenador de Esportes da rádio Cruzeiro FM 92,3 (Crédito: Teófilo Negrão)

O jornal Cruzeiro do Sul e a rádio Cruzeiro FM 92,3 foram homenageados na noite desta quinta-feira (24) no Sorocaba Clube, no Centro. Os veículos de comunicação ganharam o troféu “Arte em Movimento”, maior premiação independente do Brasil. Para receber a honraria, estiveram presentes no evento o conselheiro Wlamyr Gusmão, representando a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, e Nilson Duarte, coordenador de Esportes da rádio Cruzeiro FM 92,3. Além das instituições, Letícia Gebaile de 15 anos, estudante e Jovem Aprendiz do Cruzeiro do Sul, também levou o troféu pelos trabalhos de entrevistas e reportagens realizados. Já a apresentadora Mary Dantas Agostinelli ganhou o prêmio pelo programa “Raízes do Nordeste”, transmitido pela rádio Cruzeiro FM.

Ao todo, 90 artistas e meios de comunicação de Sorocaba e região foram condecorados, entre eles estão também os músicos da Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec) de Sorocaba, Leonardo Batista, Renato Silva e o maestro Denis Vieira, que receberam o prêmio de forma independente. Durante a cerimônia os convidados também assistiram a uma apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar de Sorocaba. Já a abertura do evento foi realizada pelo cerimonialista, jornalista e radialista, Joel Robson.

O troféu "Arte em Movimento" existe desde 2015 e foi idealizado pelo artista plástico José Pereira de Souza, conhecido como Zép. A premiação é realizada em todo o Brasil e ainda em outros países. Segundo Roberto Neander, diretor regional do “Arte em Movimento” em Sorocaba, o objetivo do evento é enaltecer o trabalho de artistas e veículos de comunicação de todos os segmentos. Para definir os homenageados na cidade foi criada uma comissão organizadora formada por Neander, pela a cantora e compositora Teresa Baddini e o radialista Antônio Athiê. “É muito importante o artista ser reconhecido, não por alguma categoria, mas sim pelo trabalho dele, pois de alguma forma ele contribui para a cultura popular brasileira”, ressaltou Neander.

Teresa Baddini, uma das integrantes da comissão, já foi premiada em duas edições passadas do "Arte Movimento", em Sorocaba e em São Paulo. Para ela, além da honraria ser um reconhecimento pelas atividades culturais e de imprensa, é também uma forma de chamar atenção das autoridades e sociedade para a classe artística. “Essa é uma forma de acionar, fazer um disparador para que a sociedade e órgãos públicos enxergue com mais carinho e relevância as atividades culturais na cidade, afinal, os artistas demonstram a identidade da nossa cidade, estado e país”, declarou a professora de arte, cantora e compositora.

Galeria

Confira a galeria de fotos