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Sorocaba faz parte da história da aviação agrícola com o Ipanema 203

O nome do avião pulverizador, usado em atividades agrícolas, é uma homenagem à Fazenda Ipanema

14 de Dezembro de 2022 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Fazenda Ipanema teve participação importante no projeto da aeronave
Fazenda Ipanema teve participação importante no projeto da aeronave (Crédito: DIVULGAÇÃO / EMBRAER)

Nos últimos 11 meses, a Embraer vendeu 63 aeronaves Ipanema 203 -- modelo que tem relação com Sorocaba. Houve uma ligeira alta em relação ao mesmo período de 2021, quando 62 aviões foram comercializados. Na comparação com 2020, ano em que 28 aparelhos foram vendidos, o aumento é de 125%. O nome do avião pulverizador, usado em atividades agrícolas, é uma homenagem à Fazenda Ipanema.

No final dos anos 1960, o primeiro modelo do monomotor, chamado de Ipanema 200, foi, inicialmente, desenvolvido no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos. Depois, o seu projeto foi transferido para a Embraer, em 1969, quando a empresa iniciou a sua operação. Fez o seu primeiro voo em 1970.

Ele recebeu o nome da Fazenda Ipanema em homenagem a uma escola e a um centro de pesquisas agrícolas ali existentes. Ajudou, inclusive, na formação de pilotos agrícolas nesse núcleo. Em 1973, o Ministério da Agricultura firmou convênio com a Embraer para a oferta de cursos de mecânica agrícola na Fazenda Ipanema. Na abertura dos cursos, naquele mesmo ano, o Ministério recebeu da empresa cinco aviões desse tipo para usar nas aulas. “Era a primeira vez que cursos daquele tipo seriam ministrados com aviões nacionais”, divulga a empresa.

Novas versões

Com o passar do tempo, o Ipanema se modernizou. Hoje, tem outras duas versões -- 202 e 203. A fabricante descreve-o como um “avião agrícola leve e de extrema durabilidade, muito popular nas propriedades agrícolas do Brasil”. Tornou-se a primeira aeronave do mundo movida a etanol. Esse feito lhe conferiu o título de uma das melhores invenções de 2005 pela revista Scientific American.

Considerando as três variações, já foram vendidas mais de 1.500 unidades, desde o lançamento da primeira. É um dos carros-chefes da Embraer e é fabricado de maneira ininterrupta em Botucatu, no interior do Estado, há mais de 50 anos. Conforme a fabricante, a aeronave lidera 60% do mercado de aviação agrícola.

Crescimento nas vendas

De acordo com a Embraer, o modelo 203 chegou ao mercado em 2015. A empresa aeroespacial informou que, em 2023, ele passará por aprimoramentos, a partir de sugestões de clientes. Serão melhorados aspectos como ergonomia, manutenção e durabilidade.

Para a fabricante, a safra recorde de grãos 2021/2022 foi o principal fator responsável pelo crescimento nas vendas da aeronave neste ano. A produção foi de 271,2 milhões de toneladas, aumento de quase 14,5 milhões ante o ciclo anterior. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). (Vinicius Camargo)