Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imunização

Sem campanhas desde 2018, antirrábica é aplicada na Zoonoses

São mantidas apenas as imunizações de rotina e em casos de contato de cães e gatos com morcegos

06 de Fevereiro de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Antirrábica é aplicada em casos específicos, de acordo com a prefeitura
Antirrábica é aplicada em casos específicos, de acordo com a prefeitura (Crédito: Secom Sorocaba)

Em 2022, 1.467 animais foram vacinados contra a raiva em Sorocaba. A cobertura vacinal supera em 6% o montante do ano anterior, quando 1.379 animais foram imunizados. Já em 2019, 2.926 cães e gatos receberam as doses e, em 2020, 738 vacinas foram aplicadas. De acordo com a administração pública, a redução foi ocasionada pela pandemia de Covid-19. As duas últimas edições da campanha de vacinação antirrábica ocorreram em 2017 e 2018, quando foram vacinados, durante o ano todo, respectivamente, 35.265 e 45.826 animais.

A Prefeitura informou que as campanhas foram suspensas em todo o Estado de São Paulo, como cumprimento à deliberação estadual nº 169, de 15 de dezembro de 2021, devido à melhoria da situação epidemiológica da raiva no Estado de São Paulo. Com a ausência de casos de raiva em humanos pela variante 2, desde 1997, e ausência de casos de raiva em cães e gatos pela mesma variante, desde 1998, estão mantidas apenas as imunizações de rotina e em casos de contato de cães e gatos com morcegos.

Quem precisar vacinar o cão ou gato contra a raiva em Sorocaba, pode levar o animal até o posto fixo, localizado na Seção de Controle Animal da Zoonoses. Para a aplicação do imunizante, é necessário agendar um horário pelo telefone (15) 3222-2484, das 9h às 16h.

Precauções

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, pouco notificada, mas que pode ser evitada por meio de algumas ações de prevenção. Uma das orientações da Zoonoses é nunca tocar em um morcego, pois ele pode transmitir a raiva. Assim, se um morador encontrar o animal caído no chão ou pendurado na parede, por exemplo, o ideal é colocar um balde ou caixa em cima e, sem ter contato com o morcego, ligar para o órgão municipal pelo telefone (15) 3229-7333, em horário comercial, ou entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo 153, após o horário comercial, fins de semana e feriados.

Porém, se o animal de estimação pegar um morcego, ele deverá tomar doses adicionais da vacina contra a raiva. A Zoonoses orienta, também, evitar tocar em cães e gatos desconhecidos, para prevenir incidentes. O mesmo vale para animais silvestres e animais rurais, cujos temperamentos são mais imprevisíveis. Em caso de algum tipo de acontecimento nesse sentido, é necessário lavar o local com água e sabão e seguir até uma das unidades para atendimento médico e aplicação da vacina antirrábica: UPHs Norte, Oeste e Leste ou UPA do Éden. (Vanessa Ferranti)