Buscar no Cruzeiro

Buscar

Felinos!

Dia Mundial do Gato é celebrado com exposição fotográfica em Sorocaba

A mostra pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h em um shopping da cidade

17 de Fevereiro de 2023 às 14:56
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cerca de 30 imagens compõem a exposição
Cerca de 30 imagens compõem a exposição (Crédito: Divulgação/ Secom)

A exposição “Todo dia é dia de gato”, da fotógrafa Renata de Oliveira Giron, tem início, nesta sexta-feira (17), no Pátio Cianê Shopping. A mostra gratuita, tem cerca de 30 imagens de inúmeros felinos para celebrar o Dia Mundial do Gato, comemorado hoje. 

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio do shopping, a exposição tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.

A mostra gratuita “Todo dia é dia de gato” pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.

Ótima relação

Os seres humanos, há muito tempo, constroem relações com os animais e com os gatos não é diferente. Eles estão presentes em quase todas as culturas. Na egípcia, por exemplo, eles eram venerados e estavam ligados à deusa Bastet, que é representada por uma mulher com cabeça de gato.

Além de graciosos e independentes, várias características únicas os tornam ainda mais especiais, seja pelos movimentos do corpo, o jeito de olhar ou, ainda, ronronar. São animais adoráveis, engraçados, atentos e curiosos, assim, há inúmeros motivos para se ter um gato como companheiro.

Ouviu falar que eles são traiçoeiros? Pelo contrário, os felinos ajudam a diminuir nossos níveis de estresse, dizem as pesquisas.

E mistérios também não faltam. Há, inclusive, uma crença de que os gatos têm a capacidade de absorver e neutralizar as energias negativas do espaço onde se encontram e das pessoas com quem convivem, limpando e purificando o ambiente energético que os envolve.

A fotógrafa

Formada em Gestão de RH e servidora pública, Renata de Oliveira Giron sempre gostou de fotografar e foi incentivada por uma tia a se profissionalizar no que, até então, era um hobby. “Sempre gostei muito de fotografar, mas nunca pensei em fazer disso uma profissão, até que vi a fotografia pet como uma área interessante e decidi realizar o curso para me especializar e aprimorar as técnicas”, conta a fotógrafa.

Ela também sempre foi apaixonada pelos animais e, quando fez o curso, pensou em aliar suas duas grandes paixões: a fotografia e os pets. Com isso, passou a realizar ensaios, inicialmente, com os animaizinhos de estimação de amigos e familiares. Já, na Prefeitura de Sorocaba, onde trabalha atualmente, viu a oportunidade de ganhar mais experiência na área, inclusive, fazendo fotos dos cãezinhos e gatinhos que vivem na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), para igualmente estimular a adoção responsável.

Parte das fotografias da exposição “Todo dia é dia de gato” foi registrada na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, onde vivem cães e gatos vítimas de maus-tratos e abandono, aguardando um novo lar. (Da Redação com informações da Secom)