Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chuva

Temporal que caiu em Sorocaba no final da tarde inundou avenidas e complicou a volta para casa

Uma mulher ficou ilhada junto de seu carro na Dom Aguirre e precisou ser resgatada por guardas municipais

10 de Março de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
Trecho final da rua Francisco Scarpa, próximo da Praça da Bandeira, ficou alagada
Trecho final da rua Francisco Scarpa, próximo da Praça da Bandeira, ficou alagada (Crédito: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

Uma tempestade atingiu Sorocaba na tarde de ontem (10) provocando diversos transtornos pela cidade. Além de quedas de árvores e complicação no trânsito, algumas pessoas ficaram ilhadas. Com o transbordamento do rio Sorocaba, as pistas da avenida Dom Aguirre ficaram inundadas. Uma mulher, que estava presa dentro de um carro submerso em uma das pistas, precisou ser resgatada pela Guarda Civil Municipal (GCM). Motoristas que estavam próximo à praça da Bandeira, no Centro, passaram pela mesma situação. Nos terminais de ônibus, passageiros se queixaram de atraso no transporte coletivo. Pelo menos 12 bairros do município tiveram pontos de alagamento identificados.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o nível do rio Sorocaba subiu 2,30 metros acima do normal e, até o fechamento desta edição, permanecia elevado em 2,20 metros. A vazão da represa de Itupararanga para o rio estava em 29,57 metros cúbicos por segundo (m³/s). A Defesa Civil informou que o total de chuva acumulada em março, até ontem de manhã, era de 108 milímetros (mm). À tarde, o registro parcial indicou que em apenas uma hora, as chuvas atingiram 70 mm de precipitação na região do Jardim Saira.

O resgate

Mulher precisou ser resgatada por guardas municipais após ter seu carro "engolido" pelas águas na Dom Aguirre - REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS
Mulher precisou ser resgatada por guardas municipais após ter seu carro "engolido" pelas águas na Dom Aguirre (crédito: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

Devido ao transbordamento do rio Sorocaba, um veículo ficou ilhado na avenida Dom Aguirre. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher em cima do carro submerso, sendo resgatada por dois agentes da GCM. As grades de ferro, que têm cerca de um metro de altura e dividem as pistas, ficaram cobertas pela água.

Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Sorocaba, o resgate da moradora ocorreu por volta das 17h e foi realizado pelos guardas Baso e Fontoura, que estavam passando pelo local e foram acionados por populares. Depois de ser retirada de cima do carro, a mulher foi levada para casa. A Prefeitura também informou que o veículo seria retirado da pista.

Praça da Bandeira

Com vias interditadas, passageiros tiveram que esperar por horas no terminal Santo Antônio - ISABELE CRISTINE BRISOLA MARCOLINO CORRÊA
Com vias interditadas, passageiros tiveram que esperar por horas no terminal Santo Antônio (crédito: ISABELE CRISTINE BRISOLA MARCOLINO CORRÊA)

A avenida Afonso Vergueiro, no Centro, também ficou alagada durante a tempestade. A situação piorou ainda mais próximo à praça da Bandeira, que ficou inundada. A situação se assemelhava à da avenida Dom Aguirre, com várias vias inundadas e veículos submersos. Enquanto os carros e motos não conseguiam se mover, os ônibus que seguiam para o terminal Santo Antônio criavam um efeito semelhante ao de uma lancha passando pelas pistas, devido aos alagamentos

Mais transtornos

Na avenida Três de Março, no Alto da Boa Vista, houve registro de queda de árvores e muros, especificamente no condomínio Lago da Boa Vista. Como resultado, metade da pista foi obstruída, e os motoristas foram obrigados a fazer desvios. Além disso, os motoristas que transitaram pelas rodovias Dr. Celso Charuri (SPA-91/270) e Raposo Tavares (SP-270) durante o temporal relataram lentidão no trânsito.

Na avenida 3 de Março, árvore e muro caíram e invadiram parte da via, prejudicando o trânsito - ANA CLAUDIA MARTINS
Na avenida 3 de Março, árvore e muro caíram e invadiram parte da via, prejudicando o trânsito (crédito: ANA CLAUDIA MARTINS)

A Prefeitura identificou pontos de alagamento no Centro e nos bairros Parque Vitória Régia, Jardim Faculdade, Jardim Mathilde, Jardim Maria do Carmo, Jardim Juliana, Jardim do Sol, Jardim Sorocabano, Jardim São Paulo, Vila Assis, Jardim Abaeté e Jardim Piratininga. Os principais corredores viários estão sendo coordenados por agentes de trânsito.

Devido ao alagamento, pontos da avenida XV de Agosto e da avenida Dom Aguirre (praça Lions, parque das Águas/ponte Salomão Pavlovsky) permanecem temporariamente interditados para o tráfego de veículos, assim como vias na Afonso Vergueiro (altura da praça da Bandeira) e em bairros como parque Vitória Régia, jardim Faculdade e jardim Mathilde.

Sem desalojados

Rua Aparecida, próximo ao número 1.990 também teve um trecho alagada - FÁBIO ROGÉRIO
Rua Aparecida, próximo ao número 1.990 também teve um trecho alagada (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Até o momento, não há registro de desabrigados ou desalojados em decorrência das chuvas. No entanto, a Prefeitura informou que algumas famílias foram afetadas pelas enchentes e estão recebendo apoio e assistência das equipes da Defesa Civil, Secretaria da Cidadania (Secid) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), bem como outras equipes da Prefeitura, em colaboração com o Corpo de Bombeiros.

“A Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e outras secretarias e autarquias envolvidas na Operação Plano Verão estão trabalhando 24 horas por dia para atender às ocorrências de chuvas na cidade de Sorocaba”, concluiu a Prefeitura. (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos