Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Locomotiva 58 torna-se Patrimônio Cultural e Material de Sorocaba

Política Municipal de Cidade Inteligente também é aprovada

21 de Setembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Locomotiva 58 foi produzida nos EUA em 1891 e representa o início da industrialização de Sorocaba, no final do século XIX
A Locomotiva 58 foi produzida nos EUA em 1891 e representa o início da industrialização de Sorocaba, no final do século XIX (Crédito: DIVULGAÇÃO / MPF - SOROCABANA)

A Câmara de Sorocaba aprovou ontem (21), em segunda discussão, o projeto de lei que declara o projeto Trem dos Operários (Locomotiva 58) como Patrimônio Cultural e Material de Sorocaba. O autor da proposta é o vereador Cristiano Passos (Republicanos). O objetivo é destacar a importância da linha férrea no desenvolvimento industrial de Sorocaba e da região.

A Locomotiva 58, que agora serve como um Trem Turístico, foi produzida nos Estados Unidos em 1891 e representa o início da industrialização de Sorocaba no final do século XIX.

Desde 2017, em colaboração entre a Prefeitura de Sorocaba e o Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, essa locomotiva realiza viagens comemorativas como parte do projeto Trem dos Operários.

A Locomotiva 58 fazia parte da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e entrou em serviço em 1903, quando a ferrovia ainda era conhecida como Estrada de Ferro União Sorocabana e Ituana. Originalmente numerada como 25, passou a ser identificada como 58 durante a reorganização geral do material rodante da ferrovia em 1918.

Após ser desativada na década de 30, foi transferida para o Museu Histórico Sorocabano em 1968. “Desde 2017, por meio de parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Movimento de Preservação Ferroviária, essa locomotiva vem realizando viagens comemorativas com passageiros, dentro do Projeto ‘Trem dos Operários’, e merece ser reconhecida como Patrimônio Cultural e Material de Sorocaba”, argumentou o vereador.

O projeto de lei foi aprovado com duas emendas da Comissão de Justiça, que corrigiram o texto para “Locomotiva a Vapor nº 58 (Projeto Trem dos Operários)”. Com as emendas, o projeto seguirá agora para a Comissão de Redação. Caso seja aprovado sem alterações, será encaminhado para a sanção do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).

Cidade Inteligente

Também em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei do vereador Ítalo Moreira (sem partido) que estabelece a Política Municipal de Cidade Inteligente. O objetivo é aprimorar a qualidade de vida dos moradores de Sorocaba por meio do uso de tecnologias disponíveis, investimentos em capital humano e social, e desenvolvimento econômico sustentável.

O projeto define uma cidade inteligente como um espaço urbano voltado para a inovação na administração pública, a promoção do exercício da cidadania, a redução das desigualdades econômicas e sociais, o aprimoramento da capacitação da população e dos gestores públicos, a promoção da educação digital nas escolas e o estímulo à criatividade, entre outras características. (Da Redação)