Sorocaba
Empresas e startups ganham ‘ponte’ com o mercado
UpLab inaugurado ontem pelo Senai no PTS vai estimular a criação de novos negócios e tecnologias
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inaugurou na manhã de ontem (24) uma unidade do UpLab Senai São Paulo, no Parque Tecnológico de Sorocaba. O novo espaço consiste em um ambiente de empreendedorismo e inovação industrial criado para impulsionar e acelerar a conexão de empresas e startups com o mercado.
Segundo Guilherme Castellini, supervisor de Empreendedorismo Industrial do Senai-SP, o UpLab tem como objetivos estimular a criação de novos negócios e tecnologias, tração mercadológica e tecnológica de startups e inovação aberta, além de desenvolver a cultura intraempreendedora nas indústrias, gerando impacto socioeconômico. Castellini explica que, “por meio da inovação aberta, o UpLab facilita a colaboração entre startups e indústrias, permitindo que as empresas trabalhem juntas para desenvolver novos produtos, tecnologias e soluções, ajudando-as a se manter competitivas e a inovar constantemente.
Ainda segundo o supervisor do Senai, no âmbito econômico, o ecossistema proporciona a conexão das startups a recursos, fontes de fomento e editais, suportando e apoiando o seu desenvolvimento, enquanto que no ambiente corporativo, as indústrias podem desenvolver a cultura empreendedora, além de capacitar seus colaboradores para a mentalidade intraempreendedora, fomentando a geração de novas ideias e soluções para os desafios internos. “A concentração de setores-chave em Sorocaba e região, como automotivo e metalurgia, cria um ambiente propício para essa sinergia”, ressaltou Castellini, completando que a escolha do PTS para a sua implementação é estratégica.
O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, destaca a importância do ecossistema do PTS passar a contar com uma unidade do UpLab Senai. “O UpLab Senai vai ao encontro do propósito do PTS, uma vez que ele envolve toda a rede com o conhecimento de especialistas das diversas áreas tecnológicas e conexões com os atores do sistema, abrangendo um conjunto de serviços que transformam ideias e projetos em soluções inovadoras. O UpLab é um hub de conexões para a indústria e startups industriais. E para nós, do Parque Tecnológico de Sorocaba, contar com o apoio de um órgão como UpLab Senai em nosso ecossistema só fortalece a nossa missão”, destacou Cancellara.
A solenidade contou com a presença de empresários, representantes de startups e dirigentes do Senai, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), da Prefeitura de Sorocaba e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo.
Energy Day
Apontar os caminhos para o futuro, a transição da matriz energética, apresentar oportunidades de negócios, geração de empregos e riquezas na esteira da inovação tecnológica. Esses foram alguns dos temas debatidos na 6ª edição do evento chamado “Energy Day”, que foi realizado ontem (24), no PTS.
O evento foi idealizado no ano passado, entre uma empresa comercializadora de energia elétrica e o Sebrae Nacional, por meio do Programa Catalisa ICT. Desde então ocorreram cinco edições em diversas regiões do País, incluindo Santa Catarina e Minas Gerais.
De acordo com o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, o “Energy Day” é uma iniciativa em Inovação Aberta, construída voluntariamente pelos diversos atores do ecossistema de inovação e de empreendedorismo brasileiro, ou seja, é “sem dono”. Por isso, sempre estará aberta para colaboração e empoderamento locais, objetivando apoiar a construção de valor para os mercados de energia, tema, segundo ele, “emergente e necessário para uma efetiva transição energética -- pela qual estamos passando --, e pela oportunidade que a Portaria Normativa nº 50 do Ministério das Minas e Energia proporciona”.
O evento foi composto por três painéis que apresentaram possíveis caminhos para a transição da matriz energética para energias renováveis. As discussões contaram com a participação de técnicos, especialistas na área e representantes dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).
O evento contou também com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e instituições como a Agência Inova Sorocaba, InvestSP, UpLab Senai, Sebrae SP e Learning Village.
Novas empresas no PTS
O PTS recebeu na quinta-feira (23) um evento que marcou a chegada de duas empresas às suas instalações: a Going2, provedora brasileira de tecnologia especializada em desenvolver soluções personalizadas para transformar o modo como as empresas realizam e digitalizam seus negócios, e a Timeline International, empresa suíça que oferece, entre outros serviços, uma plataforma de eventos e treinamentos corporativos e educacionais.
Cancellara disse que a chegada das duas empresas demonstra a nova fase pela qual o PTS tem passado nos últimos dois anos, com a intensificação de ações e projetos e novos empreendimentos. “Estamos muito felizes com a chegada dessas duas novas empresas, que trazem para a cidade a implementação de novas tecnologias que geram emprego e renda e impulsionam o desenvolvimento de Sorocaba”, destacou.
Há 10 anos, a Going2 se apresenta como uma provedora brasileira de tecnologia especializada em desenvolver soluções personalizadas. A empresa construiu sua trajetória com destaque na criação de soluções personalizadas para empresas de diversos setores. “A chegada ao PTS permitirá a expansão da sua criatividade, apoiada em recursos tecnológicos de última geração, boas possibilidades de parcerias e networking e muito mais inovação”, destacou Eduardo Souza, CEO da empresa.
Já a Timeline International, fundada em 2017, em Rheinfelden, na Suíça, surgiu com o objetivo de otimizar a organização de eventos e treinamentos híbridos e virtuais, proporcionando agilidade e um ambiente seguro para a organização, realização e transmissão de ações dos mais variados segmentos. “Estamos muito otimistas com o início de nossas operações na América Latina. Começar essa etapa criando novos postos de trabalho e investir no mercado brasileiro é algo promissor para os negócios da empresa”, afirmou Thomas Kopp, CEO da Timeline International. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos