Buscar no Cruzeiro

Buscar

Romaria de Aparecidinha reúne fiéis no primeiro dia do ano

Imagem de Nossa Senhora saiu do Santuário de Aparecidinha com destino à Catedral Metropolitana de Sorocaba

01 de Janeiro de 2024 às 11:42
Vanessa Ferranti [email protected]
Trajeto foi feito pelas avenidas Três de Março e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes
Trajeto foi feito pelas avenidas Três de Março e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (Crédito: Fábio Rogério (1/1/2024))

Fiéis de Sorocaba e região acordaram cedo no primeiro dia do ano para acompanhar a tradicional Romaria de Aparecidinha. Nesta segunda-feira (1º), a imagem de Nossa Senhora saiu do Novo Santuário de Aparecidinha, após a missa celebrada às 5h. O destino foi a Catedral Metropolitana de Sorocaba, no Centro da cidade. Em julho, a Santa retorna ao Santuário, também em procissão. 

O trajeto foi feito pelas avenidas Três de Março e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, até a rua Yashica. Depois, os fiéis acessaram a avenida São Paulo. Eles pararam em frente à Paróquia Santo Antônio e, em seguida, na Santa Casa de Misericórdia, por volta das 9h15. Nesse momento, uma oração foi realizada na porta do hospital e a Santa foi levada até os quartos dos pacientes. 

Imagem de Nossa Senhora Aparecida visitou quartos de pacientes na Santa Casa - Fábio Rogério (1/1/2024)
Imagem de Nossa Senhora Aparecida visitou quartos de pacientes na Santa Casa (crédito: Fábio Rogério (1/1/2024))

"[...] Que neste lugar, os doentes sejam confortados e possam, o quanto antes, voltar às suas atividades e dar graças a Deus pelo benefício recebido", destacou o arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, em oração. 

Moacir Vieira Rocha, de 66 anos, participa da Romaria há 23 anos - Fábio Rogério (1/1/2024)
Moacir Vieira Rocha, de 66 anos, participa da Romaria há 23 anos (crédito: Fábio Rogério (1/1/2024))

Moacir Vieira Rocha, de 66 anos, realizou todo o trajeto acompanhando a Santa. O morador do bairro Paineiras, na zona norte, repete o percurso há 23 anos, no dia 1º de janeiro. Em julho e em 12 de outubro -- Dia de Nossa Senhora Aparecida -- ele também participa das procissões. "Eu sou muito devoto de Nossa Senhora Aparecida. Fiz uns pedidos no passado e fui gratificado. Venho por isso e para pedir pela minha família", declarou. 

Clélia Maria da Silva, de 66 anos, é de Itu e acompanhou a procissão - Fábio Rogério (1/1/2024)
Clélia Maria da Silva, de 66 anos, é de Itu e acompanhou a procissão (crédito: Fábio Rogério (1/1/2024))

De pés descalços, a moradora de Itu Clélia Maria da Silva, também de 66 anos, fez a caminhada e dedicou a sua fé às almas do purgatório e aos pecadores. Para ela, começar o ano na companhia de Nossa Senhora Aparecida é gratificante. "É muito bom, uma benção. A gente se sente muito bem, é algo tão gratificante que não conseguimos passar para as pessoas. Só quem sente mesmo é quem sabe, o tão grandioso que isso é", destacou. 

Após passar na Santa Casa, a Romaria prosseguiu pela ponte Francisco Dell’Osso e as ruas XV de Novembro e São Bento, até a Catedral Metropolitana de Sorocaba. A chegada ocorreu por volta das 10h30 e uma missa presidida pelo arcebispo Dom Julio Akamine, com a presença do pároco do Santuário de Aparecidinha, padre Ricardo Chizzolini, foi ministrada no local. 

Ainda nesta segunda-feira (1º), às 18h, ocorre uma segunda celebração na Catedral de Sorocaba. 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos