Em Sorocaba
Obras preparam aeroporto para internacionalização
Administradora readequa terminal de passageiros e constrói posto de emissão de passaportes
O Aeroporto Estadual de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz está recebendo as adequações necessárias à conclusão do processo de internacionalização. Entre as obras de revitalização e melhorias anunciadas pela administradora do sítio aeroportuário, a Rede Voa, está previsto ainda para 2024 o início do funcionamento do posto de emissão de passaportes. O investimento total previsto até 2028 é de R$ 6,6 milhões.
Ainda conforme a empresa, as intervenções estão focadas na readequação do terminal de passageiros, com a criação de um novo espaço para receber o Posto da Polícia Federal. As providências incluem o auto de vistoria do corpo de bombeiros e o alvará de funcionamento.
Em nota emitida na sexta-feira (16), o CEO Marcel Moure informou que a Voa está finalizando junto aos órgãos federais o processo para a internacionalização do aeroporto sorocabano, “onde algumas medidas adicionais de proteção se fizeram necessárias, em atenção ao compromisso firmado no referido processo que deverá estar concluído até o final de 2024.”
Atualmente, além da aquisição de bens e equipamentos exigidos pelo contrato de concessão, “está em andamento uma obra para demarcar a área aeroportuária, em conformidade com o Plano de Exploração Aeroportuária. Essa intervenção visa separar a área do sítio aeroportuário da área particular adjacente ao Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, a fim de que seja garantida a internacionalização”, explicou a empresa.
Internacionalização
Em fevereiro deste ano, o Ministério de Portos e Aeroportos deu aval à internacionalização do sítio aeroportuário de Sorocaba. A aprovação significa que o local poderá receber aeronaves vindas de outros países.
O “Bertram Luiz Leupolz”, que já é referência nacional em manutenção mecânica de aeronaves, poderá ampliar o atendimento e prestar serviços em aviões de todo o mundo. O aeródromo é conhecido por servir de base para empresas de manutenção de aeronaves executivas de pequeno, médio e grande porte, como as da Embraer.
Em relação aos voos comerciais, as negociações com o governo estadual tiveram início no primeiro semestre deste ano, no entanto, não há prazo para o anúncio de uma decisão.
Passaporte
Atualmente, a população de Sorocaba e região têm apenas o posto localizado no shopping Iguatemi Sorocaba para a emissão dos passaportes. A partir de setembro deste ano — conforme estimativa da Polícia Federal, responsável pelo serviço — um novo posto estará alocado no aeroporto.
De acordo com PF, ao menos um servidor atuará no local, atendendo demandas relacionadas ao serviço. Apesar do processo de internacionalização, outros tipos de serviço, além da emissão dos documentos, ainda não estão previstos.