Inovação
Sorocaba tem potencial para testar ‘carro voador’
Município faz parte de rota entre Porto Feliz e São Paulo
A Eve Air Mobility, subsidiária da Empresa Brasileira de Aviação (Embraer), apresentou o primeiro protótipo em escala real do eVTOL, uma aeronave movida a energia elétrica. A revelação foi feita durante a 45ª edição do Farnborough Airshow, em julho, sediada em Gavião Peixoto (SP). E, segundo o economista Geraldo Almeida, Sorocaba tem potencial para receber o veículo aéreo para a fase de testes.
“É muito importante para a infraestrutura da cidade”, afirma o profissional. “É um novo estilo que está surgindo, de conseguir voar a um preço mais acessível em comparação ao helicóptero”.
Os testes têm como objetivo avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança. Segundo as informações divulgadas pela Eve, os resultados obtidos terão um papel crucial no aprimoramento do design e funcionalidade da aeronave.
A ideia é que a aeronave, também conhecida popularmente como “carro voador” e “drone de passageiros”, seja usada em viagens rápidas em uma cidade ou entre cidades vizinhas. “Essa questão de mobilidade é muito importante, é mais um veículo aéreo para somar, porque, no asfalto, já está difícil de andar”, aponta Geraldo. “A possibilidade ainda destaca a importância de Sorocaba ter uma empresa como a Embraer, que consegue atrair coisas novas e melhores para o futuro”
O economista ainda destaca que a aeronave é abastecida com energia verde, sendo 100% elétrica, oferecendo benefícios também para o meio ambiente, uma vez que diminui a emissão de carbono.
O protótipo atual utiliza oito hélices dedicadas para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem nenhuma alteração na posição desses componentes durante o voo. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, o eVTOL também emite ruído de baixa intensidade.
“Em São Paulo, já estão criando rotas para interligar com o aeroporto, contudo, em Sorocaba, essa rota já existe”, conta Geraldo. “O trajeto é interligado com São Paulo e com a Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz. Outra oportunidade é uma parada no meio da rodovia Castelo Branco, assim o cidadão consegue parar o seu carro e pegar um eVTOL para a capital”. Até o momento, não há informações sobre a fase de testes. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos