Buscar no Cruzeiro

Buscar

Justiça

Ex-provedor da Santa Casa é condenado a 5 anos e 5 meses de prisão

A pena será cumprida em regime inicial semiaberto

20 de Setembro de 2024 às 16:51
Da Redação [email protected]
Entre os novos serviços disponibilizados na Santa Casa de Sorocaba estão eurocirurgia, ultrassonografia de músculo, uretrocistografia e urografia venosa
Além desta, Fasiaben acumula outras duas condenações (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O ex-provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, José Antônio Fasiaben, foi condenado a cinco anos e cinco meses, em regime inicial semiaberto, pelos crimes de associação criminosa e estelionatos. O desvio de dinheiro aconteceu entre 2014 e 2015.

O mandado de prisão foi cumprido no domingo (10), no mesmo dia da audiência de custódia. A ordem foi expedida pelo juiz da Vara de Execuções Criminais, Emerson Tadeu Pires de Camargo.

O Cruzeiro do Sul não conseguiu localizar a defesa de Fasiaben e se mantém à disposição para eventual manifestação.

Outras Condenações

Além desta, Fasiaben acumula outras duas condenações. Em 2016, o ex-provedor da Santa Casa foi preso, junto com o ex-diretor da Santa Casa, Ademir Lopes Soares, e com a ex-gerente do convênio Santa Casa Saúde, Selma Aparecida Durão, por supostas irregularidades praticadas durante a gestão deles no hospital, entre elas, estelionato e formação de quadrilha.

Em 2018, o episódio se repetiu pelos mesmos delitos. Na época, Fasiaben foi sentenciado a duas penas privativas de liberdade: três anos de reclusão em regime inicial fechado pelo crime de associação criminosa e cinco anos de reclusão em regime inicial fechado pelo crime de estelionato.

Contudo, três anos após a condenação, Fasiaben foi absolvido pela 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, após a defesa apresentar documentos que descredibilizavam as denúncias.