Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova estação

Chegada da primavera aumenta as vendas de plantas e flores

Nos boxes da Ceagesp, em Sorocaba, compras crescem em até 15%

21 de Setembro de 2024 às 22:00
Vanessa Ferranti [email protected]
As irmãs Odete e Ivone, junto à jovem Serena, voltam para casa cheias de plantas
As irmãs Odete e Ivone, junto à jovem Serena, voltam para casa cheias de plantas (Crédito: VANESSA FERRANTI)


Há quem prefira as mais clássicas, como as rosas, orquídeas e girassóis. Outras pessoas apreciam as mais exóticas como a pacová, costela-de-adão e costela-de-eva. As opções são diversas e existem flores e plantas para todos os gostos, de diferentes formatos e várias cores. Com a chegada da primavera, que começa hoje (22), às 9h44, horário de Brasília, elas ficam ainda mais bonitas. Assim, a procura por mudas, vasos, buquês e arranjos aumenta nessa época do ano.

Na manhã de ontem (21), o movimento no Mercado das Flores, na Ceagesp, em Sorocaba, foi grande. Emerson Freire tem um box no local há 9 anos. O floricultor conta que as vendas sobem em até 20% na primavera. “Temos chuvas mais regulares e as flores ficam mais bonitas, (melhora) a qualidade da flor, a coloração e, assim, aumenta a produção”. Segundo Freire, as mais pedidas são as rosas, astromélias e os lírios. Já a produção vem de outras cidades de São Paulo e até de outros Estados. “Uma parte vem de Holambra, Atibaia e algumas do sul de Minas Gerais”, conta.

Quem também percebe um aumento nas vendas é Andréia Cantalabio. A comerciante trabalha com plantas e ervas há mais de 20 anos. Para ela, a natureza emana energias, por isso, em alguns vasos, são colocadas plaquinhas com os significados das plantas. “Eu gosto e acredito que tudo na natureza tem uma razão, então, eu gosto que os clientes conheçam a energia que elas têm. Tudo que é vivo tem energia e cada planta tem um simbolismo diferenciado, a plaquinha seria para isso. Mesmo que você não esteja bem, o cheiro, a energia que as plantas transmitem, já te faz sentir melhor”, destaca.

Plantas essas que vêm de produções da região e, também de fora. “As minhas, em especial, tem uma parte que vem de Salto, uma parte que vem de Holambra, de Votorantim, é bem variado”.

Juliana Martinez, de 39 anos, é apaixonada por flores e plantas. A profissional de Recursos Humanos (RH) é de Araçoiaba da Serra e frequenta o Mercado das Flores com o marido pelo menos uma vez na semana. “Moramos em uma chácara e gostamos de comprar algumas flores. Hoje (ontem) viemos comprar temperos, algumas ervas. Também gostamos muito de folhagem”. Para ela, além de embelezar o ambiente, as flores e plantas ajudam na qualidade do ar. “Gostamos de ter plantas, molhar, cuidar, trazer uma vida para a casa”.

As irmãs Odete do Carmo Brito de Oliveira, de 58 anos, e Ivone do Carmo de Brito, de 59 anos, passeiam juntas e voltam para a casa repletas de flores. A neta e sobrinha, Serena Luz, de 8 anos, acompanha a tia e a avó. “Eu amo, para mim a natureza é a coisa mais linda que tem”, diz Odete. “Planta é vida, elas são maravilhosas. Ficamos encantadas. Todas às vezes que viemos aqui não sabemos nem o que escolher, nossas vidas são as nossas plantas”, complementou Ivone. (Vanessa Ferranti)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos