Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vida de Vip

Tutores exigentes impulsionam produtos e serviços para pets

23 de Setembro de 2024 às 22:00
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Demandas apresentadas por tutores cada vez mais preocupados em melhorar a qualidade de vida dos pets impulsionam atividades como salão móvel, alimentos naturais e produtos personalizados
Demandas apresentadas por tutores cada vez mais preocupados em melhorar a qualidade de vida dos pets impulsionam atividades como salão móvel, alimentos naturais e produtos personalizados (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (18/9/2024))


O mercado de produtos e serviços para pets teve um aumento expressivo nos últimos anos. De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP), o setor está em plena expansão também na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), com um aumento médio anual de 17,5% entre 2018 e 2023. Essa ascensão reflete não apenas avanço econômico, mas também uma transformação no comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a saúde, bem-estar e qualidade de vida de seus animais de estimação.

Ainda conforme o Sebrae, o número de pequenos negócios voltados aos animais de estimação passou, nos últimos cinco anos, de 1.617 para 3.625, o que representa um aumento acumulado de 124,2%. A instituição destaca que a diversificação dos serviços também está criando oportunidades para empreendedores, que precisam se adaptar às novas demandas do mercado.

Cada vez mais conscientes sobre a importância de proporcionar uma vida saudável e equilibrada aos seus pets, os tutores criam uma demanda por serviços especializados, como alimentação natural, consultas veterinárias de rotina, higiene e embelezamento, mercado que vem crescendo exponencialmente. Estudos recentes revelam que 51% dos consumidores já gastam, mensalmente, entre R$ 101 e R$ 300 com seus animais, focando principalmente em áreas como alimentação (96%), saúde (71%) e higiene (54%).

Oportunidade

Oferecer alimentos de qualidade, produzidos com ingredientes naturais e selecionados para cães fez com que a zootécnica Tânia Carlquist fundasse, em 2016, uma nova empresa. Segundo ela, o diferencial está na utilização de carnes de alta qualidade, legumes frescos e cereais integrais, livres de subprodutos e altamente processados. “Esse tipo de dieta tem sido uma alternativa cada vez mais procurada por tutores que desejam melhorar a saúde e o bem-estar de seus pets, principalmente para animais que enfrentam problemas de saúde, como obesidade, alergias e doenças renais”, explica, acrescentando que sua fábrica produz cerca de uma tonelada de alimento/mês. “Temos clientes fixos e oferecemos um trabalho diferenciado, com serviço personalizado”, ressalta a empresária.

Além da alimentação diferenciada, Tânia está apostando em produtos diversificados, como mordedores e petiscos naturais, que também caíram no gosto dos clientes que pensam no bem estar dos bichinhos.

O empresário Gerson Rodrigues, por sua vez, pensou em oferecer serviço personalizado, com conforto para os pets e praticidade aos tutores. Ele criou um salão pet móvel, com serviços de banho, tosa e hidratação a domicílio. A ideia nasceu da preferência de muitas pessoas aos serviços que vão às residências, garantindo que cada pet receba a devida atenção. Este é um exemplo de como a personalização de serviços está moldando o futuro do mercado pet. “Meus pets clientes se sentem à vontade e saem belíssimos do pet móvel. Tenho clientes fixos, que toda semana usam o serviço”, conta Rodrigues.

Levar os pets para creche, banho e tosa, visita a veterinários, hotéis e até aeroportos é a especialidade da empresa de transporte de animais administrada por Pamella Altheman. “O serviço é fundamental para os tutores que precisam de comodidade e segurança no transporte de seus pets”, ressalta a empresária, explicando que oferece um agendamento prático via WhatsApp. “Atendo a uma demanda crescente por serviços logísticos no setor pet, que ajudam os tutores a garantir o bem-estar dos seus animais”, diz ela.

Pamella continua apostando no crescimento do ramo pet e passou a investir também em hospedagem domiciliar para animais. Futuramente, pretende criar também um pet shop.

Em todos esses casos, percebe-se que as novas demandas dos tutores estão impulsionando o crescimento de serviços para pets. (Gabrielle Camargo Pustiglione)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos