Buscar no Cruzeiro

Buscar

Competição

Escola de Sorocaba é campeã estadual do concurso de bandas e fanfarras

O título possibilita a chance de disputar o campeonato nacional, em novembro

25 de Setembro de 2024 às 14:43
Da Redação [email protected]
.
A banda de percussão infantil sagrou-se campeã estadual (Crédito: Cortesia)

A Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas sagrou-se campeã estadual do concurso de bandas e fanfarras no dia 15 de setembro, na cidade de Amparo. Participando da modalidade de banda de percussão com liras, o time conquistou o título na categoria infantil e garantiu uma vaga no campeonato nacional.

As bandas e fanfarras sempre tiveram tradição na cidade, mas, devido à pandemia da Covid-19, houve uma interrupção nas atividades, que retornaram em 2023 com o projeto “EducaSom”. Este projeto contemplou algumas escolas com a reintrodução das atividades cívicas e culturais de fanfarra, além de liberar recursos para a aquisição de instrumentos, materiais didáticos de teoria musical, uniformes e acessórios para apresentações, além de aulas com instrutores capacitados.

Foi por meio desse projeto que iniciou a parceria entre a E. M. Dr. Getúlio Vargas e a empresa Reis, para o retorno da fanfarra na instituição. Bruno Reis, responsável pela empresa e maestro, conta que foi procurado no ano passado pela antiga diretora, agora vice-diretora, Silvana Salas, para dirigir o trabalho musical visando o desfile cívico.

Competição

Para o maestro, o trabalho começou com a participação em festivais, mas era preciso mais investimentos para disputar os campeonatos. "Inscrevemos o projeto da escola no edital da Lei Paulo Gustavo e fomos contemplados com mais recursos, possibilitando investimentos maiores para a fanfarra. E aí surgiu a possibilidade de participar do concurso estadual de bandas e fanfarras em Amparo", disse.

Segundo Bruno, “foram meses de um trabalho muito exaustivo de toda a equipe. Os professores se mobilizaram com os pais para arrecadar recursos para custear a viagem, e principalmente os alunos se empenharam muito nos ensaios para que a apresentação fosse perfeita".

Apesar disso, “no dia da competição, apesar do nervosismo e da ansiedade, tivemos uma apresentação incrível e conseguimos o título na categoria infantil", finalizou o regente.

Próxima disputa

Mas a preparação não para. O campeonato nacional, que acontecerá no dia 17 de novembro, já está sendo analisado pelo grupo. A intenção é que, a partir dos julgamentos anteriores dos juízes, a equipe possa trabalhar os erros e acertos e, por fim, conquistar uma boa colocação no torneio. (Murilo Aguiar - programa de estágio)

Galeria

Confira a galeria de fotos