Buscar no Cruzeiro

Buscar

Legislativo

Vereadores de Sorocaba discutem projetos de denominação de ruas e instituição de datas

30 de Setembro de 2024 às 22:00
Vinicius Camargo [email protected]
placeholder
placeholder

A seis dias da eleição, a pauta de hoje (1º) da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sorocaba tem apenas projetos de lei de menor relevância. Os vereadores vão votar denominação de um abrigo do Bus Rapid Transit (BRT) e de uma rua. Eles ainda vão decidir se aprovam ou não a criação do Dia Municipal dos Carros Modificados e do Dia das Comunidades Terapêuticas.

Dois PLs serão votados em discussão única. O primeiro — 197/2024 — denomina Cecília Feller Cabral o ECO Santa Cruz. Trata-se de um abrigo da conexão do BRT localizado entre as avenidas Armando Pannunzio e a Santa Cruz, no Jardim Vera Cruz. Cecília foi uma bebê que nasceu em Sorocaba em 12 de maio de 2024 e sobreviveu apenas dez dias.

Na sequência, haverá a votação do projeto 214/2024. Se aprovado, a rua 4 do bairro Aparecidinha passará a se chamar Antônio de Proença. A via ainda sem nome começa na rua Quirino de Mello e termina na estrada Dom José Melhado Campos. Antônio nasceu na cidade em 27 de fevereiro de 1941. Durante anos, trabalhou como mestre de linha na Ferrovia Paulista S/A (Fepasa). Morreu em maio de 2021.

Depois, em primeira discussão, os parlamentares vão analisar a proposta 210/2024. Ela inclui o Dia Municipal dos Carros Modificados — a ser celebrado no primeiro domingo de agosto — no calendário oficial da cidade. Na data, a prefeitura deverá realizar ações de incentivo, apoio e promoção, além de eventos ou encontros sobre o tema. Segundo a justificativa do projeto de lei, o objetivo é incentivar a prática esportiva e o lazer popular como direito de todos.

Por fim, em primeira discussão, será debatido o PL 50/2024. Ele institui 20 de fevereiro como o Dia das Comunidades Terapêuticas. De acordo com o texto, nessa data e também de forma contínua, caberá ao Executivo fazer campanhas institucionais e parcerias com entidades do Terceiro Setor para valorizar essas instituições. O projeto tem como focos justamente fomentar e reconhecer o trabalho delas.