Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2024

Caio Oliveira é eleito o vereador mais votado da história de Sorocaba

Parlamentar superou o recorde anterior, que pertencia a Rodrigo Manga, reeleito em 2016 com 11.471 votos

07 de Outubro de 2024 às 12:16
Vanessa Ferranti [email protected]
Caio Oliveira foi eleito com 12.090 votos
Caio Oliveira foi eleito com 12.090 votos (Crédito: Fábio Rogério (7/10/2024))

O vereador Caio Oliveira (Republicanos) foi eleito o vereador mais votado da história de Sorocaba, com 12.090 votos. O parlamentar superou o recorde anterior, que pertencia a Rodrigo Manga, reeleito em 2016 com 11.471 votos. Italo Moreira (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 10.292 votos, seguido de Raul Marcelo (Psol), que obteve 8.377 votos da população. A maioria dos parlamentares eleitos, sete, é representante do Republicanos, o mesmo partido do prefeito reeleito Rodrigo Manga.

Caio de Oliveira Egêa Silveira nasceu em Sorocaba e tem 31 anos. Cresceu no Jardim Iguatemi e se formou em Tecnologia em Logística pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Ingressou na política em 2016, como assessor parlamentar do deputado estadual Rodrigo Moraes. Em seguida, assessorou o então vereador Rodrigo Manga, em Sorocaba. Em 2020, foi eleito vereador suplente do partido Republicanos e assumiu uma das cadeiras em 13 de março de 2023, após a saída de Vitão do Cachorrão, que renunciou ao cargo para assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, Caio de Oliveira disse que fez a campanha nas ruas e relevou que aguardava uma quantidade significativa de votos. “A gente esperava uma boa expressão de votos, até pela rua. Fizemos campanha na rua, tomamos sol, tomamos chuva. A gente estava com o povo na rua, então, a gente consegue ter uma sensação. Um termômetro disso. Só que pra vereador não tem pesquisa, a nossa pesquisa era a própria rua, a própria população, os nossos atendimentos. Então, eu devo muito à minha equipe também. Ninguém faz nada sozinho”, destacou.

Para o parlamentar, o resultado nas urnas també foi consequência do contato que teve com a população durante um ano e meio de mandato. “Trabalhamos algumas principais bandeiras, uma delas é atender a população. Eu tenho um escritório no Centro da cidade, próximo ao Terminal Santo Antônio, um escritório acessível para população”.

“Toda segunda-feira eu atendo lá, a partir das 9h”. [...]” É gratificante, porque passa em média 300 pessoas por segunda-feira lá. Então, e a gente viu que isso dava resultado, de todos os tipos de solicitações, de demanda. Às vezes é uma simples lâmpada queimada na frente de uma residência, mas as pessoas nos procuravam para isso, porque incomodava, trazia uma sensação de insegurança”.

Oliveira ressaltou, também, que um dos compromissos de seu mandato está relacionado à moradia. Atualmente, Caio é presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária e da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias. “Conseguimos fazer um trabalho muito grande nas comunidades. Temos muitas áreas da cidade que ainda não têm saneamento básico e estamos conseguindo trabalhar isso. Algumas já conseguimos, em parceria com a CPFL, levar energia elétrica, e estamos levando água e esgoto agora”.

Questionado sobre o que a população pode esperar dele para os próximos quatro anos, Caio Oliveira respondeu: “Pode esperar o mesmo vereador, com mais experiência, mas o mesmo vereador humilde, trabalhador, visitando os bairros, atendendo a população”.

A reportagem perguntou também se o parlamentar almeja a cadeira de presidente da Câmara. De acordo com Oliveira, o tema ainda não foi abordado com o partido. “Ainda não conversamos sobre isso. Acreidto que temos que conversar primeiro com o nosso grupo. Dos 25, hoje tem 7 do Republicanos. Acredito que nós devemos conversar primeiramente com o nosso partido, com o nosso majoritário também. E aí, após essa conversa, eu acredito que nós vamos ter esse nome para a presidência. Vamos discutir isso também com os demais vereadores da casa. Mas fiquei muito feliz. Tem muita gente nova aí que merece estar junto com a gente”.

Outros nomes

Das 25 cadeiras disponíveis para o próximo mandato na Câmara Municipal de Sorocaba, 15 serão ocupadas por vereadores reeleitos no pleito do último domingo (6). As demais 10 cadeiras serão preenchidas por novos representantes.

Veja a lista completa dos vereadores eleitos:

- Caio Oliveira (Republicanos) - 12.090 votos. 
- Italo Moreira (União Brasil) - 10.292 votos. 
- Raul Marcelo (Psol) - 8.377 - votos. 
- João Donizeti (União Brasil) - 7.941 votos.
- Fausto Peres (Podemos) - 7.103 votos. 
- Fernanda Garcia (Psol) - 6.860 votos.
- Fabio Simoa (Republicanos) - 6.099 votos. 
- Tatiane Costa (PL) - 6.012 votos. 
- Iara Bernardi (PT) - 5.828 votos. 
- Roberto Freitas (PL) - 5.813 votos. 
- Dylan Dantas (PL) - 5.486 votos. 
- Silvano Jr. (Republicanos) - 5.110 votos. 
- Fernando Dini (PP) - 5.078 votos. 
- Vinicius Aith (Republicanos) - 4.747 votos. 
- Izidio (PT)- 4.735 votos. 
- Cristiano Passos (Republicanos) - 4.639 votos. 
- Toninho Corredor (Agir) - 4.634 votos. 
- Claudio Sorocaba (PSD) - 4.054 votos. 
- Henri Arida (MDB) - 3.844 votos. 
- Pastor Luis Santos (Republicanos) - 3.623 votos. 
- Jussara Fernandes (Republicanos) - 3.542 votos. 
- Péricles Régis (Agir) - 3.323 votos.
- Rodolfo Ganem (Podemos) - 3.274 votos. 
- Rogério Marques Munhoz (Agir) - 2.956 votos. 
- Alexandre da Horta (Solidariedade) - 1.852 votos.