Sorocaba
GPS leva motorista para caminho errado e caminhão trava trecho da Dom Aguirre
Por uma hora o trânsito ficou complicado na altura da ponte Francisco Dell'Osso, sentido Praça Lions
Motoristas que transitaram pela avenida Dom Aguirre, na tarde desta terça-feira (15), precisaram ter paciência. Isso porque um caminhão não conseguiu passar por baixo da ponte Francisco Dell'Osso, que fica na região. Conforme a Secretaria de Mobilidade (Semob), o trânsito foi liberado por volta das 16h10.
Conforme apurado no local pela reportagem, o condutor usou o GPS, que não acionou alerta para tal. A altura máxima permitida é de 4,3m, enquanto o baú do caminhão tinha 4,7m. Com a batida, o trânsito seguiu apenas por uma faixa, gerando lentidão.
Pouco tempo depois, um caminhão menor tentou passar, mas como o baú estava torto, acabou impedindo a pssagem dele, o que travou de vez o trânsito. Os agentes da Urbes interditaram a via para quem descia a Cel. Cavalheiros. O bloqueio durou 10 minutos até os veículos voltarem de ré até uma rua paralela. Por volta das 16h10 o sentido Praça Lions foi liberada e os condutores seguiram viagem normalmente.
Delimitador de altura
Essa não é a primeira vez que algum caminhão fica enroscado na ponte Francisco Dell'Osso. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), no local existe um delimitador de altura, para evitar que veículos grandes, com excesso de altura, circulem de forma irregular pelo Centro e fiquem enroscados sob os pontilhões ferroviários ou viadutos, evitando incidentes, como esse.
Os delimitadores de altura estão instalados em quatro pontos na região central da cidade. Eles estão em operação na Avenida General Osório, próximo ao cruzamento com a Avenida Dr. Afonso Vergueiro; na Avenida Dom Aguirre, próximo ao Terminal São Paulo; outro nas proximidades do cruzamento com a Rua Porphyrio Loureiro, na pista sentido Bairro/Centro; e outro na Avenida Afonso Vergueiro, na região da Praça da Abolição, no acesso à Rua Luiz Gama.
O limitador é uma ação preventiva complementar, pois todos esses pontos já possuem sinalização de indicação de altura máxima, mas que, infelizmente, não era respeitada por muitos motoristas de veículos maiores. Os dispositivos possuem placas móveis que, se atingidas por caminhões com excesso de altura, alertam o motorista para que não siga com o veículo até o pontilhão mais à frente, desviando por uma saída alternativa, sempre disponível próximo a cada delimitador de altura.
O motorista flagrado desrespeitando a legislação, que veta a circulação de veículos grandes e pesados dentro da cidade, assim como não observando o limitador de altura, fica sujeito à multa de R$ 195,23 (grave), o que também implica na perda de cinco pontos no prontuário, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Galeria
Confira a galeria de fotos