Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esporte e Saúde

Corrida Pink do Bem reúne mais de 3 mil pessoas no Parque das Águas

O evento é promovido pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer

20 de Outubro de 2024 às 14:46
Beatriz Falcão [email protected]
A Corrida Pink do Bem Ossel Assistência faz parte do calendário do Outubro Rosa
A Corrida Pink do Bem Ossel Assistência faz parte do calendário do Outubro Rosa (Crédito: Fábio Rogério)

Mesmo com o tempo chuvoso e o vento gelado, mais de três mil pessoas compareceram ao Parque das Águas, no Jardim Maria do Carmo, para a 10ª edição da Corrida Pink do Bem Ossel Assistência, na manhã deste domingo (20). Muito além do incentivo ao esporte, o evento, promovido pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mobiliza a conscientização e prevenção do câncer de mama e ginecológico.

A animação, bem como a cor rosa, fez parte do início, com a largada às 7h30, até o fim, com as premiações e pódio. Pela primeira vez, Selma Roberta Sampaio, de 44 anos, participou da corrida. “Minhas amigas me convidaram e eu vim. Na verdade, o evento é uma contribuição e tem uma proposta muito legal. Eu não tenho o hábito da corrida, portanto, hoje vou caminhando, mas no próximo ano planejo correr”, relata.

Já Adriele Carapelli é corredora amadora e nutre o amor pelo esporte há seis anos. O exercício entrou em sua vida após o diagnóstico de fibromialgia e nunca mais saiu. “Para mim, a Pink do Bem é uma das corridas mais lindas de Sorocaba, pois saber que estamos correndo em prol de uma campanha faz toda diferença. Não é só praticar a atividade, mas também ajudar e motivar outras pessoas”, afirma.

A Corrida Pink do Bem Ossel Assistência faz parte do calendário do Outubro Rosa. A renda arrecadada, por sua vez, é revertida para a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e para exames de biópsias, destinados às mulheres que estão aguardando na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a diretora social da entidade, Érica Mora, que está à frente da organização da corrida, olhar o evento se concretizando é gratificante.

“A importância da Pink do Bem é muito grande, porque o câncer não tem mês, portanto, a renda líquida sustenta nossos projetos durante o ano todo”, destaca Érica. “Para o ano que vem, esperamos que tenham mais atletas e patrocinadores para que, a cada ano, o valor revertido para a Liga seja ainda maior”.

Premiação e Pódio

Após o fim do percurso, troféus foram entregues na 10ª edição da Corrida Pink do Bem Ossel Assistência. Isabelly Plens Strumielo, de 18 anos, subiu no ponto mais alto do pódio pela categoria Corrida Geral 5 km, no grupo feminino.

“É a terceira vez que participo desta corrida. Eu gosto muito porque possui um significado e propósito muito importante na luta contra o câncer. Além disso, o evento incentiva a qualidade de vida, incluindo a saúde no exercício físico, que muda a vida de muitas pessoas, como a minha”, conta a atleta, que está no mundo do esporte desde os 13 anos.

No grupo masculino da categoria, Walter Verhulst, de 33 anos, carregou o troféu de 1? lugar pela terceira vez. “Eu participo da Pink do Bem todos os anos, desde quando eu comecei a correr há uns 10 anos. Particularmente, prefiro percursos mais longos, essa é a única de cinco quilômetros que eu participo em razão da causa”, relata.

A corrida ainda abrangeu Pessoas com Deficiência (PcD), com a participação da associação Galera Empresto. Neste grupo, pai e filho ganharam o 2? lugar. Ezequiel Pereira de Carvalho, de 39 anos, correu três quilômetros com o seu caçula, Kalleb Santos Carvalho, de 7 anos, que possui o diagnóstico de mielomeningocele.

“Foi maravilhoso. O Kalleb me incentiva demais, me dá forças para ir cada vez mais longe”, conta o pai. “Ele adora o esporte, acorda cedo e sem preguiça para correr”.

Além destas, tiveram premiações para as categorias Corrida Geral 10 km, também feminina e masculina, Equipes, Assessorias, e por faixa etária: 18 a 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos e acima de 70 anos.