Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Número de inscritos no Enem cresce 7,9% em Sorocaba

02 de Novembro de 2024 às 00:12
Vinicius Camargo [email protected]
Beatriz acredita na importância da preparação emocional
Beatriz acredita na importância da preparação emocional (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (1/11/2024))

As inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aumentaram quase 7,92% em Sorocaba em relação ao ano passado. Há 11.057 candidatos cadastrados nesta edição, ante 10.245 em 2023. Deste total, 5.119 são concluintes do ensino médio. No Brasil, o total de inscrições é de 4.325.960, das quais 1,6 milhão é de estudantes do último ano escolar. O primeiro dia de provas será amanhã (3) e o segundo no dia 10.

Nos dois domingos, os portões abrem às 12h e fecham 13h. O exame começa às 13h30. O estudante deve verificar previamente onde fará o exame na Página do Participante (enem.inep .gov.br/participante) e planejar o trajeto para chegar com antecedência. São 12 locais de prova em Sorocaba.

É obrigatório apresentar documento com foto, seja físico ou digital. Tem de ser a versão original e não print de tela. Pode ser usada apenas caneta esferográfica preta de tubo transparente. É permitido levar celular, mas ele deve ser desligado e colocado no envelope entregue pelos aplicadores.

O Enem serve para ingresso no ensino superior. As notas podem render vagas em instituições de ensino público, pelo sistema de seleção unificada (Sisu), ou bolsas em unidades particulares. O resultado ainda pode ser usado para obter o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Tranquilidade

Para quem vai realizar o Enem, o momento é de relaxar, e não de estudar em excesso. Aluna do 3º ano do ensino médio no Colégio Politécnico, Beatriz Rodrigues Repizo, de 17 anos, fará as provas pela segunda vez. Ela quer cursar história em uma universidade pública e estudou pelo menos duas horas por dia, durante o ano todo. “Eu estudo e trabalho. Então, é extremamente corrido, mas sempre que chegava em casa, estudava. Até mesmo no meio da aula eu fazia uma revisão da matéria”, diz.

Segundo Beatriz, para um bom desempenho, a preparação emocional é tão importante quanto a teórica. Por isso, ela diz que esse não é o momento de se sobrecarregar, e sim de encontrar formas de se distrair.

Sophia André de Moura, de 17 anos, participará do Enem também pela segunda vez e pretende cursar engenharia mecânica. Ela aproveita a reta final para se distrair com as suas atividades preferidas a fim de reduzir a ansiedade. “Se a sua cabeça já estiver cansada de tanto estudar, você não vai conseguir dar o seu melhor (na hora da prova)”, considera.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos