Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em Sorocaba

Dia de Finados é marcado por celebrações e homenagens em cemitérios

Segundo a Prefeitura, a expectativa é que, até o final do dia, cerca de 45 mil pessoas passem pelos quatro cemitérios municipais

02 de Novembro de 2024 às 14:01
Da Redação [email protected]
Uma das principais tradições no Dia de Finados, é levar flores aos túmulos dos entes queridos, como forma de homenagear os mortos
Uma das principais tradições no Dia de Finados, é levar flores aos túmulos dos entes queridos, como forma de homenagear os mortos (Crédito: Fernanda Marques)

A manhã deste sábado (2), Dia de Finados, foi marcada por intensa movimentação nos cemitérios de Sorocaba. No Cemitério da Saudade a capela ficou lotada, com muitos fiéis acompanhando a celebração do lado de fora.

Na ocasião, a analista financeira Thaina Rocha prestou homenagem à tia Débora, que faleceu em 2011. “A recepção aqui é muito acolhedora. Ganhei uma flor que vou plantar como um tributo a ela, e a música traz um conforto especial nesse momento”, comentou.

A diarista Márcia Isinia Baceli também esteve presente para recordar um vizinho que faleceu há anos. “A sensação de estar aqui é muito reconfortante. É um momento importante para honrar a memória dele”, disse Márcia, que também aproveitou para levar uma muda de planta oferecida na cerimônia.

Nos arredores do Cemitério da Consolação, barracas de alimentação foram montadas, oferecendo opções para os visitantes que desejavam fazer uma pausa e compartilhar um momento com a família e amigos.

Além disso, equipes da Secretaria da Saúde estavam presentes em todos os cemitérios, realizando aferições de pressão e exames de glicemia. Segundo a Prefeitura, não houve registro de ocorrências pela manhã, e a expectativa era de que até o final do dia cerca de 45 mil pessoas passassem pelos quatro cemitérios municipais.

Mais sobre os Cemitérios

A reportagem esteve nos Cemitérios da Saudade e da Consolação.

O Cemitério da Saudade, inaugurado em 1863, é o mais antigo e tradicional da cidade, ocupando uma área de 35.000 m² e contando com 8.502 sepulturas perpétuas. Neste cemitério, as concessões de sepulturas são por prazos indeterminados, permitindo sepultamentos apenas para os concessionários e seus familiares. O primeiro registro de sepultamento data de 22 de fevereiro de 1864.

Já o Cemitério da Consolação, inaugurado em 1938, possui uma área total de 69.103 m² e 11.085 sepulturas perpétuas, também com concessões por prazos indeterminados. O primeiro registro de sepultamento neste local foi em 1º de janeiro de 1939. (Fernanda Marques)