Buscar no Cruzeiro

Buscar

Defesa Civíl

Plataforma identifica riscos de desastres naturais no Estado

O ambiente conta com múltiplos telões que exibem dados detalhados

04 de Novembro de 2024 às 22:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
A infraestrutura é adaptável e permite a inclusão de novas bases e aplicações
A infraestrutura é adaptável e permite a inclusão de novas bases e aplicações (Crédito: Agência SP)

O governo de São Paulo inaugurou na quinta-feira (31) a Plataforma de Gestão de Riscos de Desastres Naturais, um centro dedicado à análise e monitoramento para prevenção, gerenciamento e mitigação de riscos e desastres que dependem de informações geológicas. O ambiente conta com múltiplos telões que exibem dados detalhados, apoiando os órgãos do governo na tomada de decisões estratégicas nas áreas de proteção e defesa civil, planejamento ambiental e territorial, habitação e transportes, entre outros.

A iniciativa é do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil), e faz parte do programa São Paulo Sempre Alerta, que foca na prevenção de desastres e na resposta a eventos climáticos extremos.

“Com esta Plataforma, conseguimos fazer uma gestão mais eficaz e integrada das emergências ambientais em São Paulo. A colaboração entre o IPA e outros órgãos é fundamental para o governo de São Paulo desenvolver um sistema que não só identifica riscos, mas também orienta ações concretas para a proteção da população”, explica a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende.

O IPA utiliza dados globais do meio físico, meteorológicos, oceanográficos, entre outros, para gerar as informações que são projetadas nos monitores da plataforma. Além disso, é feita uma coleta própria de dados e cálculos matemáticos desenvolvidos por pesquisadores, que são processados nos sistemas desenvolvidos pelo instituto e que geram resultados diretos para aplicação em políticas públicas.

Com investimento de R$ 2,5 milhões, a plataforma é um dos principais trabalhos realizados pela equipe de Gestão de Riscos e Desastres do IPA.

“A nova Plataforma de Gestão de Riscos do Governo de São Paulo representa um avanço significativo na prevenção e mitigação de desastres naturais, um avanço que tende a ajudar muito a Defesa Civil do Estado, utilizando tecnologia avançada para proteger vidas e preservar o meio ambiente”, disse o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador da Defesa Civil do Estado. (Da Redação, com informações da Agência SP)