Buscar no Cruzeiro

Buscar

Provão

Estudantes se anteciparam para evitar atraso no Enem

04 de Novembro de 2024 às 22:19
Vanessa Ferranti [email protected]
As amigas Lanna e Natalya levaram sacolas com lanche, água, energético e chocolate
As amigas Lanna e Natalya levaram sacolas com lanche, água, energético e chocolate (Crédito: VANESSA FERRANTI (3/11/2024))

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no próximo domingo (10). Nesse dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. O início da prova ocorre às 13h30. Em Sorocaba, são 11.057 candidatos inscritos nesta edição.

No domingo (3), milhares de estudantes fizeram o exame em Sorocaba. Na Faculdade Anhanguera, localizada na avenida Armando Pannunzio, zona oeste da cidade, o movimento de pessoas e veículos foi intenso no período da manhã. Por volta das 11h45, havia uma longa fila de estudantes no local. Muita gente preferiu chegar cedo para evitar surpresas. Na Universidade Paulista (Unip) em Sorocaba, ninguém chegou atrasado. O trânsito estava tranquilo na avenida Independência minutos antes de a prova começar.

Ao meio-dia, Yasmin Utofuji já estava no local de prova. Essa é a terceira edição do Enem que a estudante participa. Nos anos anteriores, ela fez a prova apenas para treino. Agora, tenta uma vaga em uma universidade para cursar engenharia química. “É muito tempo de estudo, então, a expectativa está muito alta, muita ansiedade, nervosismo, mas eu acredito muito em mim e acredito muito em todo mundo aqui”, disse Yasmin, pouco antes de fazer a prova.

As amigas Natalya Uler, de 18 anos, e Lanna Braatz, de 19 anos, foram juntas prestar o exame. Natalya conseguiu uma bolsa de estudos e atualmente cursa marketing, mas tentará uma vaga em jornalismo. “Eu passei para o jornalismo com 100% de bolsa, mas não formou turma e eu acabei perdendo a bolsa. Tentei o marketing, mas vi que realmente não é o que eu quero, eu quero jornalismo”, explicou.

Lanna pretende ingressar no mesmo curso, jornalismo, ou em publicidade. Esta é a segunda vez que a estudante faz o exame. Como já teve a primeira experiência no Enem, ela disse que faria a prova com mais tranquilidade e foco.

Para encarar as cinco horas e meia de prova, no domingo, as estudantes passaram em um supermercado e encheram as sacolas com lanches, água, energético e chocolate.

No primeiro dia do Enem, os candidatos testaram os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens, além da redação. O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos