Educação
Inscrições para o vestibulinho 2025 das Etecs terminam na terça (26)
Há 3.635 vagas na Região Metropolitana de Sorocaba, sendo 1.780 só na cidade
As inscrições para o vestibular das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2025 terminam às 15h desta terça-feira (26). Há 3.235 vagas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), sendo 1.780 só na cidade. Os interessados devem se inscrever pelo site do certame. A taxa de inscrição custa R$ 39,85 e também deve ser paga até terça. A prova está marcada para o dia 15 de dezembro, com início às 13h30.
Os interessados podem escolher entre as seguintes modalidades: ensino médio ou técnico, médio integrado ao técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), especializações técnicas ou as vagas remanescentes de segundo módulo. A lista de cursos oferecidos pode ser consultada na página do vestibulinho. As aulas podem ser presencias ou a distância, dependendo do curso.
Na RMS, as vagas estão distribuídas entre Alumínio (70), Araçoiaba da Serra (40), Iperó (80), Itu (290), Mairinque (175), Piedade (200), Porto Feliz (210), Salto de Pirapora (75), São Roque (100), Sorocaba (1.780), e Votorantim (215).
Como se inscrever
Para participar do processo de seleção, é preciso acessar o site vestibulinhoetec.com.br, preencher a ficha de inscrição no menu “Área do candidato” e pagar a taxa. O valor pode ser pago até o fim do expediente bancário de terça-feira (26).
As Etecs oferecem acesso à internet e computadores para quem deseja fazer a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar data e horário.
Mais informações sobre o processo de inscrição, documentação necessária, o calendário completo do vestibulinho, assim como o detalhamento dos cursos, vagas e unidades estão disponíveis no site.
Experiência
A estudante de logística Tainá Ibanhês, de 19 anos, tem uma relação longeva com as instituições administradas pelo Centro Paula Souza (CPS). Primeiro, ela cursou o ensino médio integrado ao técnico na Etec Fernando Prestes, em Sorocaba; agora, faz a graduação na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). Segundo ela, a sua experiência na escola técnica foi positiva e reverbera na sua vida até hoje. "Os meus anos de ensino médio tiveram um efeito muito grande em quem eu sou hoje, pois eles te preparam para o mercado de trabalho e para a faculdade".