Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia

Cresce a quantidade de carregadores para carros elétricos

11 de Dezembro de 2024 às 21:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
Há pontos de carregamento em mercados e shoppings
Há pontos de carregamento em mercados e shoppings (Crédito: FABIO ROGÉRIO (11/12/2024))

A crescente popularidade dos carros elétricos está transformando a maneira de pensar sobre mobilidade e sustentabilidade. Com essa mudança, os pontos de carregamento se tornaram essenciais para garantir que esses veículos possam ser utilizados de forma prática e eficiente. Conhecidos como estações de recarga, os eletropostos são projetados especificamente para fornecer a energia elétrica necessária.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve), em pesquisa feita em parceria com Tupi Mobilidade, Sorocaba conta atualmente com 47 eletropostos. Ainda segundo a Abve, o aumento da infraestrutura de recarga tem permitido que os veículos elétricos ganhem força e aumentem sua participação no mercado automotivo.

Em Sorocaba os eletropostos podem ser encontrados em supermercados, hotéis, shoppings, concessionárias, comércios em geral e até em clubes.

O Clube de Campo de Sorocaba investiu em um eletroposto. “Além de oferecermos maior comodidade aos nossos associados, também contribuímos com a sustentabilidade do planeta”, diz Paulo Hungaro Neto, presidente do clube.

“Com a chegada das montadoras chinesas e o aumento de oferta de modelos eletrificados, além da diminuição dos preços, tudo isso ajudou no aumento da frota e consequentemente na procura por pontos de recarga para recarregar as baterias destes automóveis. Percebemos alta significativa na procura para instalação dos carregadores em estabelecimentos comerciais”, avalia Wilson Morais, engenheiro e gerente da divisão de mobilidade elétrica da ABB Eletrificação.

Reportagem publicada no Cruzeiro no final de outubro mostrou que o mercado de veículos elétricos e híbridos ganha força. Dados fornecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) mostra que em setembro de 2024 a cidade contabilizava 2.476 veículos elétricos ou híbridos. Em setembro de 2022 eram 810. (Gabrielle Camargo Pustiglione)