Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições

Herculano quer dar seguimento à construção de represa

Prefeito eleito de Itu acredita que obra no Rio Piraí vai ajudar a minimizar o problema de falta de água

13 de Dezembro de 2024 às 21:32
Vanessa Ferranti [email protected]
Aos 68 anos, Herculano Passos assume a cadeira no Executivo pela terceira vez
Aos 68 anos, Herculano Passos assume a cadeira no Executivo pela terceira vez (Crédito: REPRODUÇÃO)

O prefeito eleito de Itu, Herculano Passos (Republicanos), apresentou os planos para minimizar os problemas relacionados à falta de água no município. Disse, também, que irá melhorar a saúde e trazer mais tecnologia para as escolas. Por fim, na área de turismo, o futuro chefe do Executivo comentou sobre a instalação do Parque Temático da Cacau Show, com inauguração prevista para 2027.

Herculano Passos nasceu em Itu, tem 68 anos, e é empresário. Foi eleito deputado federal nas eleições de 2014 e reeleito em 2018. Antes disso, foi prefeito por dois mandatos. Agora, de volta à cadeira do Executivo — eleito com 28.189 (33,67%) votos válidos — acredita que a experiência como deputado o auxiliará no próximo mandato.

“Hoje, com o bom relacionamento com o governador do Estado, que é do meu partido, o Tarcísio de Freitas, isso favorece. Lá em Brasília também. Muitos ministros hoje foram deputados comigo no passado. Então, a gente tem um trânsito bom. Eu tenho ido a Brasília para ver os projetos dos governos federal e estadual para que a gente possa trazer recursos para a cidade.”

Durante entrevista ao Cruzeiro do Sul, o primeiro ponto destacado foi o problema de falta de água. Segundo ele, 57% da água tratada de Itu é vazada. “Tem de rever todo o encanamento. Tem de trocar canos e tem de fazer a manutenção da rede”, afirma.

Outra ideia é a de construir um grande reservatório para ter água em época de estiagem. “O nosso projeto é a construção da represa do Rio Piraí, que nasce na Serra do Japi, passa por Cabreúva, Itu, Salto e cai no Tietê. Então, esse consórcio de quatro cidades, que é Cabreúva, Itu, Salto e Indaiatuba, é para a construção da represa”, explica.

Conforme ele, o projeto é longo. “Quando eu era prefeito, conseguimos recursos dos governos federal e estadual para desapropriar todos os terrenos”, lembra “Conseguimos a licença ambiental e o recurso para construir a represa. Uma parte da represa já está sendo construída. Porém, teve alguns problemas com o Ibama relacionados a animais em extinção. Nós estamos resolvendo isso com o Ibama e a Cetesb para retomar a construção da represa.”

A Santa Casa

Na área da saúde, Herculano adianta que irá fazer uma licitação para escolher a nova administração da Santa Casa. Além disso, novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) deverão ser construídas, pois, atualmente, só há uma na cidade. “Com duas UPAs vai melhorar muito. Uma vai desafogar a outra, porque é uma região no Pirapitingui que tem mais de 50 mil habitantes. Então, as pessoas que moram perto da Castelo Branco, na região do Pirapitingui, não precisarão ir à UPA lá da cidade.”

Além disso, o prefeito eleito pretende trazer para o município o Hospital Amaral Carvalho, voltado ao tratamento de câncer.

Ensino municipalizado

Na educação, Herculano estuda a possibilidade de municipalizar o ensino do 5º ao 9º ano. Outro projeto é levar para Itu a chamada Escola do Futuro, uma parceria com o Google para implementar tecnologia e inovação no aprendizado dos alunos. “O projeto já está montado. Isso vai ser uma grande inovação nas escolas, todas em ensino integral e com parceria com o Google.”

Parque da Cacau Show

Outro assunto abordado foi sobre a construção do Parque Temático da Cacau Show, com previsão de inauguração em 2027, ainda no mandato de Herculano Passos. Com investimento de R$ 2 bilhões, o empreendimento ficará na rodovia Castello Branco (SP-280).

Conforme o prefeito eleito, o novo espaço será importante para o município e outras cidades da região. “Vai influenciar 80 quilômetros em volta do Parque Cacau Show. Vai trazer benefícios como emprego, renda, desenvolvimento e progresso. Com certeza um ganho muito grande para nossa região toda e, principalmente, para Itu porque a arrecadação vai ser grande também”, conclui.

Galeria

Confira a galeria de fotos