Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Formatura da Educação Infantil do Politécnico é marcada por alegria e diversão

Cerimônia de rito de passagem aconteceu em um buffet de Sorocaba, onde ocorreu a entrega dos certificados aos alunos

13 de Dezembro de 2024 às 21:39
Beatriz Falcão [email protected]
Embora a formatura signifique o encerramento de uma fase, não é o fim da trajetória
Embora a formatura signifique o encerramento de uma fase, não é o fim da trajetória (Crédito: TEÓFILO NEGRÃO (10/12/2024))

A formatura é um marco especial na trajetória dos alunos, simboliza uma transição, isto é, a chegada de uma nova fase. Na terça-feira (10), 36 alunos da Educação Infantil do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), celebraram esse rito de passagem pela primeira vez. O momento foi marcado por muita diversão, em meio a brinquedos e atividades, além da alegria e do amor, manifestados nos abraços e sorrisos dos familiares.

“Como nos anos anteriores, a formatura foi pensada com muito carinho. Nós, do Colégio Politécnico, queríamos proporcionar um momento de celebração aos pequenos, para eles entenderem a importância desse fechamento de ciclo”, conta Veridiana Herrera Ferreira, coordenadora pedagógica da Educação Infantil. “Porém, considerando a faixa etária, não poderia ser algo cansativo e demorado, portanto, escolhemos festejar brincando”.

Nesse cenário, a cerimônia de rito de passagem aconteceu em um buffet de Sorocaba e contou com a entrada de cada aluno, a entrega dos certificados e com muitos aplausos dos pais e da equipe pedagógica, que assistiam ao momento com orgulho. As roupas, além da beca, também tinham um toque especial: foram customizadas pelos próprios estudantes em sala de aula.

O formando João Vitor Scatena, de 6 anos, aproveitou a celebração para brincar com seus amigos. A parte favorita foi, sem dúvida, os brinquedos e jogar futebol. “Foi legal, eu me diverti muito. Além disso, estou muito animado para o próximo ano, acho que vou aprender muito, fazer novas amizades e conhecer novos professores”, relata ansioso.

Para a sua mãe, Sandra Pivetta Scatena, de 47 anos, a formatura também foi um momento muito especial e bonito. “Nossos filhos se divertiram, aprenderam e criaram laços de amizade durante esses anos na Educação Infantil, e tudo isso foi coroado nesse rito de passagem, com uma cerimônia linda. Agora, passamos para mais uma fase de aprendizado com eles. Agradeço a todos os professores, auxiliares e coordenação do Colégio Politécnico”, destaca.

Embora a formatura signifique o encerramento de uma fase, não é o fim da trajetória. Muito pelo contrário, é o começo de uma nova etapa, na qual as habilidades que aprenderam na Educação Infantil serão ferramentas fundamentais. As professoras Jeiza Carla Araújo de Oliveira e Talyta Parise Ferreira, que acompanharam de perto o dia a dia e a evolução de cada aluno, também participaram da celebração com muita alegria.

“Nós costumamos comparar a jornada escolar com a construção de uma casa e, nesse caso, a Educação Infantil é a base. E essa parte precisa estar muito bem preparada para receber as paredes e os demais acabamentos”, explica Jeiza. “Portanto, nessa primeira etapa, as crianças são muito estimuladas. Elas iniciam o processo de alfabetização, conhecendo as letras e as sílabas, bem como os números e outras situações rotineiras. Portanto, agora esses alunos estão prontos para o Ensino Fundamental I.”

Dessa forma, celebrar a transição é fundamental, tanto para os pequenos quanto para os pais. Reconhecer a meta atingida, o seu próprio desenvolvimento e a oportunidade de celebrar uma conquista ao lado da família são alguns pontos citados com orgulho por Talyta.

“O próprio reconhecimento simbólico da formatura, como receber o certificado, é um momento marcante para os estudantes. Esses momentos são importantes para dar confiança e motivá-los para a próxima fase”, comenta a professora. “Para os pais, a celebração reforça a importância de sua presença no desenvolvimento escolar do filho, além de valorizar o esforço e a evolução dele.”

A diretora do Politécnico, Luciane Durigan, compartilha o mesmo sentimento de alegria e gratidão ao ver os pequenos celebrando uma meta alcançada. Para ela, o rito de passagem da Educação Infantil para o 1 ano do fundamental é um momento de orgulho. “Desejo parabéns aos nossos alunos pela curiosidade, criatividade e crescimento; que essa transição seja apenas o começo de uma jornada de descobertas e sucesso”, ressalta.


Galeria

Confira a galeria de fotos