Sorocaba
Aporte financeiro da Ofebas contempla três entidades com R$ 10 mil cada
Investimento social vem como conclusão do Assessoramento Técnico 2024; valores serão usados em projetos para melhorar a assistência oferecida à sociedade
Como conclusão de mais uma edição do Assessoramento Técnico 2024, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) contemplou três entidades com um aporte financeiro de R$ 10 mil cada: Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS), Lar Casa Bela e Instituto Gold. O investimento social visa auxiliar as entidades na execução de projetos para melhorar a assistência oferecida à sociedade.
A capacitação acontece anualmente e é voltada ao terceiro setor. De acordo com a assistente social da Ofebas, Luci Silva, o objetivo é qualificar as organizações nas áreas de planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento, oferta e execução dos programas e serviços. “No encerramento da capacitação, as entidades são convidadas para inscrever projetos sociais que visam à melhoria do serviço oferecido e três delas são contempladas com o aporte financeiro após avaliação técnica”, explica.
"O assessoramento tem como missão contribuir para que as entidades se tornem autossustentáveis. Para a Ofebas, é uma honra premiar esses três projetos inovadores e participar do apoio às atividades realizadas por essas entidades. O aporte financeiro que oferecemos é mais um incentivo para que os projetos sejam implementados e gerem benefícios para a sociedade", destaca Patrícia Peixoto, gerente de negócios da Ofebas.
Os projetos contemplados
A AMAS foi contemplada com o projeto Bem-estar para todos, que prevê a aquisição de cadeiras, poltronas e mesas para possibilitar um ambiente adaptado às necessidades sensoriais das pessoas autistas. O aporte financeiro proporcionará um atendimento com qualidade e inclusivo para os assistidos da associação.
Já o Lar Casa Bela propõe trabalhar a educação com o projeto Metamorfose. Por meio de mobília interativa como puff, brinquedos e livros, o objetivo é proporcionar um ambiente de estímulo do desenvolvimento linguístico, cognitivo e motor, além de oferecer às crianças um ambiente acolhedor, contribuindo com o fortalecimento de vínculos afetivos. O valor concedido irá contribuir para um atendimento humanizado às crianças em situação de vulnerabilidade social e afetiva.
O terceiro projeto contemplado é o Transformar para crescer, do Instituto Gold, que foca na qualificação profissional e na geração de renda às mães dos assistidos em situação de vulnerabilidade social e econômica. O projeto se dará por meio de reaproveitamento de plástico descartado na produção de produtos novos. O aporte irá possibilitar a compra de um forno elétrico, moldes para a máquina, prensa reforçada e assessoria para utilização dos equipamentos.
Neste ano, 27 organizações participaram do assessoramento. As instituições contempladas com o aporte vão colocar os projetos sociais em prática ao longo de 2025.
Galeria
Confira a galeria de fotos