Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Férias escolares: período para descansar, recarregar energia e fugir da rotina

20 de Dezembro de 2024 às 22:10
Beatriz Falcão [email protected]
Os professores orientam os pais a oferecerem brincadeiras 
divertidas e educativas variadas
Os professores orientam os pais a oferecerem brincadeiras divertidas e educativas variadas (Crédito: DEPOSITHPHOTOS)

Dezembro chegou e, com ele, as férias escolares também. O momento é propício para os alunos descansarem, recarregarem as energias e saírem um pouco da rotina. Embora não estejam em sala de aula, é possível estimular e incentivar o desenvolvimento mesmo em casa. Nesse cenário, os coordenadores pedagógicos do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), separaram algumas sugestões de atividades.

Francine Oliveira coordena o Ensino Fundamental I, uma das etapas da educação básica que abrange crianças de 6 a 10 anos, e acredita que as férias são uma oportunidade para os pequenos explorarem seus interesses. Portanto, orienta que os pais ofereçam brincadeiras divertidas e educativas variadas, desde ao ar livre até envolvendo tecnologias e entretenimento, como fotografia criativa e montar um cinema em casa.

“Projetos solidários e sociais também são uma ótima opção, uma vez que incentiva a criança a separar brinquedos e roupas para doação, ou até mesmo participar de atividades comunitárias”, aponta Francine. “Já explorar novos lugares, como museus e zoológicos, torna-se um passeio educativo e divertido para as crianças”.

Na lista feita pela coordenadora, ainda há muitas outras dicas. Atividades criativas, esportes, leituras e contação de histórias são algumas citadas. Para ela, o importante é os alunos se divertirem enquanto aprendem e se desenvolvem.

Já o coordenador Jonathan Quintiliano Monteiro encara as férias como um momento de explorar a criatividade e a imaginação, sendo ainda melhor quando envolve a família. Uma sugestão é a clássica caçada ao tesouro, na qual os pais podem esconder pequenos prêmios ou objetos pela casa, criando pistas ou mapas para as crianças seguirem.

“Para tornar a brincadeira ainda mais criativa, é possível usar temas, como personagens ou filmes favoritos das crianças”, acrescenta Jonathan. “Além de garantir muita diversão, essa atividade estimula o trabalho em equipe e o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas”.

Até mesmo atividades comuns do dia a dia, como ler história, pode se tornar mais mágica para as

crianças. Nesse cenário, o coordenador pedagógico propõe montar uma cabana com lençóis, cadeiras e almofadas. A confecção pode ser feita, inclusive, pelos próprios alunos, incentivando a criatividade.

“Outra atividade simples e interativa é o stop em família. Cada participante escolhe categorias, como nomes de animais, filmes ou objetos, e com uma letra sorteada, todos devem preencher o máximo de palavras possíveis em cada categoria”, conta Jonathan, com propriedade, uma vez que o jogo faz sucesso em sua casa. “Essa brincadeira é ótima para todas as idades e garante boas risadas”.

Além da diversão, o período de férias é ótimo para os pais criarem boas lembranças com os filhos. Embora o recesso termine com o retorno das aulas, as risadas e os momentos juntos ficarão gravados na memória dos pequenos.

E os adolescentes?

No Ensino Médio, a pressão e as cobranças costumam ser maiores, portanto, as férias são importantes para descansar. Nas palavras de Carlos Eduardo Leite, “é período de deixar a rotina de lado, colocar os pés para o alto e aproveitar o que há de melhor na vida: tempo livre para diversão, descobertas e, claro, um merecido descanso”.

Dessa forma, o coordenador do Ensino Médio também criou uma lista de atividades, porém, voltada para os adolescentes de 15 a 18 anos. Explorar novos lugares, experimentar um novo passatempo, maratonar séries e filmes são alguns exemplos. Ele ainda ressalta o autocuidado, seja um exercício físico para cuidar do corpo ou uma atividade para a mente, como meditação, para começar o próximo semestre com as energias renovadas.

“As férias são o palco perfeito para novas histórias e experiências. Seja descansando, explorando ou aprendendo algo novo, aproveite cada segundo. Afinal, o que realmente importa é fazer o que você ama e se sentir bem”, conclui.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos