Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Sorocaba registra 147 mm de chuva em três dias

Houve alagamentos e quedas de muros em bairros da cidade; equipes da Prefeitura trabalham nos locais atingidos neste domingo (22)

22 de Dezembro de 2024 às 10:54
Da Redação [email protected]
Parte do muro do Educandário Santo Agostinho, na Vila Jardini, desabou durante a chuva
Parte do muro do Educandário Santo Agostinho, na Vila Jardini, desabou durante a chuva (Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Sorocaba)

A cidade de Sorocaba registrou 147 milímetros de chuva em três dias e 301 mm no mês de dezembro. De acordo com a Defesa Civil do município, a média histórica dos últimos 10 anos, em dezembro, é de 303 mm. Ontem (21), o acumulado foi de 118 mm, entre as 18h e 23h. O nível do rio Sorocaba ficou 2,20 metros acima do normal. Alagamentos e quedas de muros foram registrados em diversos bairros da cidade. Equipes da Prefeitura trabalham nos locais atingidos neste domingo (22). 

De acordo com a Administração Municipal, a avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, permanece temporariamente interrompida ao tráfego, devido a alagamento da via. As equipes do Saae/Sorocaba e da Secretaria de Serviços Públicos e obras realizam a limpeza das ruas, inclusive na avenida Marginal, além de desobstrução das redes de drenagem nos bairros, e o monitoramento do funcionamento das bombas de recalque dos Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs).

No sábado, a Defesa Civil registrou alagamentos na região central da cidade, Jardim Nova Manchester, Jardim Sandra, Parque Vitória Régia, Vila Barão, Jd. Abaeté, Mineirão, Retiro São João, Jd. Vergueiro, Vila Jardini, Jd. Magnólia, Jd. Itapemirim, Vila Rica e Jd. Europa. Houve ocorrências de inundações ou retorno de esgoto nos bairros Itapemirim, Vila Augusta, Jd. Juliana, Jd. Faculdade, Parque Esmeralda e Jd. Santa Marina, além de dois imóveis interditados na Vila Jardini e três quedas de muro, na Vila Marta, Mangal e Vila Carvalho.

Conforme a Prefeitura, a Secretaria da Cidadania (Secid) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) também seguem atendendo às ocorrências, como distribuição de materiais de primeira necessidade e para higienização dos imóveis afetados. Não há desalojados, pois as famílias que tiveram a casa atingida foram abrigadas temporariamente na casa de parentes. As Casas do Cidadão Ipanema e do Paço Municipal permaneceram abertas durante a madrugada para prestar apoio à população. Não houve o registro de desabrigados. 

Ainda conforme a Administração Municipal, a Prefeitura mantém plano de ação para minimizar possíveis casos em decorrência de alerta de chuvas. Em caso de emergências, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com a Defesa Civil (199).