Buscar no Cruzeiro

Buscar

CVV

Fim de ano pode gerar conflitos emocionais

Motivos diversos levam à depressão, que precisa ser tratada

25 de Dezembro de 2024 às 21:00
Vanessa Ferranti [email protected]
Voluntários do CVV atendem 24 horas, inclusive em feriados
Voluntários do CVV atendem 24 horas, inclusive em feriados (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (6/7/2024))

O fim de ano é uma época de festas e comemorações, no entanto, nem todo mundo se sente emocionalmente bem nesse período devido a fatores como pressão social, conflitos familiares e perdas de entes queridos. Para ajudar quem precisa de auxílio, o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba — um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio — atende 24 horas, também na virada do ano.

José Luiz Hungaro, voluntário do CVV há 15 anos, conta que nesse período as ligações na unidade aumentam em cerca de 20%. Por isso, o trabalho não pode parar. “Não interrompemos o atendimento porque nessa época do ano os sentimentos afloram, principalmente para aqueles que tiveram uma perda. Se precisar conversar, terá um voluntário à disposição”.

A psicóloga e hipnoterapeuta Vanessa Bifano comenta que os motivos que levam algumas pessoas a se sentirem mais tristes nesse momento podem ser diversos, como expectativas irrealistas, solidão e isolamento, estresse financeiro, alterações na rotina, além de conflitos familiares. “As festas de fim de ano muitas vezes trazem consigo expectativas elevadas de felicidade, harmonia e celebração, o que pode gerar pressão e ansiedade se a realidade não corresponder a essas expectativas. Reuniões familiares também podem trazer à tona tensões e conflitos não resolvidos, o que pode criar um ambiente emocionalmente carregado e desgastante.”

Outra situação que pode gerar desconforto é a reflexão realizada no fim de ano, pois fazem muitas pessoas se sentirem insatisfeitas com suas conquistas, o que impacta, segundo Vanessa, negativamente a saúde mental. “É importante saber respeitar a fase dela, que é uma fase, que está tudo bem não ter conquistado um monte de coisas, que é um processo da vida dela, que faz parte, para ela lidar melhor com isso.”

O mais importante, independentemente da situação, é sempre procurar auxílio. Em uma situação de urgência, o CVV está à disposição. O contato pode ser feito pelo telefone 181 ou por meio do site cvv.org.br na aba “Fale Conosco”.

Voluntários

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba está com inscrições abertas para voluntários. Para se candidatar, é necessário acessar o site cvv.org.br e clicar na aba “Seja Voluntário”. O curso é on-line e começa em janeiro, com divisão de três turmas. São 36 horas de aulas, realizadas uma vez na semana: segunda ou quarta-feira, das 19h às 23h, ou no sábado, das 14h às 18h. O horário pode ser escolhido no momento da inscrição.