Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércio

Após Natal, lojas fazem troca de presentes

Código de Defesa do Consumidor (CDC) não obriga a substituição, mas prática é tradicional

26 de Dezembro de 2024 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Isadora foi com a mãe Monalisa escolher outra sandália com o número correto
Isadora foi com a mãe Monalisa escolher outra sandália com o número correto (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (26/12/2024))


O dia após o Natal começou agitado no comércio. Consumidores foram às lojas para trocar presentes que não agradaram, não serviram ou que precisaram de ajustes. Principalmente em lojas de roupas, calçados e acessórios, o movimento foi mais nesse sentido, a fim de adequar tamanhos, trocar cores ou escolher algo mais próximo do gosto pessoal.

Apesar do alto volume de trocas, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não obriga o fornecedor a realizar substituições por motivos como tamanho, cor ou modelo, exceto quando a loja se compromete previamente a isso. Em casos de defeito, a troca ou reparo é um direito garantido. Para evitar transtornos, o Procon Sorocaba recomenda que os consumidores guardem o recibo de compra e mantenham a etiqueta dos produtos.

Segundo Geovane Ferreira de Avila, gerente de uma loja no centro de Sorocaba, cerca de 70% dos clientes atendidos ontem (26) foram realizar trocas. “O que mais trocam é numeração de calçados e roupas. Às vezes, quem ganhou o presente escolhe um modelo melhor, pagando a diferença. Também há aumento de vendas nesta semana, com pessoas comprando roupas novas para viagens de ano novo”, explicou.

Geovane acrescenta que muitas lojas fazem trocas apenas para fidelizar os clientes. “Têm produtos que é quase impossível realizar a troca. Já vi solas gastas, sujas, camisetas com buracos, usadas, sem etiqueta; já vi de tudo, mas mesmo assim fiz a troca para não perder o cliente. Não é obrigação, é fidelização”, considera o gerente.

Jaqueline de Aparecida Baia, gerente de outra loja, reforça que o dia 26 é estratégico para quem busca trocas: “Os clientes vêm logo para garantir numeração, já que as coleções de verão estão sendo substituídas pelas de inverno. Aqui, o processo para a troca do produto é rápido e não burocrático”.

Diego Moretti Soler, técnico em segurança do trabalho, foi a uma loja para trocar uma camiseta. “Ganhei uma peça que não faz meu estilo. Eu uso mais regatas e vim realizar a troca”, contou.

Monalisa Notari, professora de educação especial, conseguiu trocar um par de sandálias da filha, Isadora Notari, com facilidade: “O número estava grande. Não precisei do recibo, pois a etiqueta da loja estava na caixa, e isso foi suficiente para a troca”.

Orientações do Procon

O Procon Sorocaba orienta os consumidores sobre seus direitos. A troca é obrigatória em caso de defeito ou falha no produto. O fornecedor tem 30 dias para solucionar o problema. Após esse prazo, o consumidor pode escolher entre a troca por um produto igual, a devolução do dinheiro ou o abatimento do preço.

Se a troca for por outros motivos, como tamanho ou cor, a obrigatoriedade depende da política da loja, sendo importante consultar o estabelecimento antes da compra. Mantenha a etiqueta e o cupom fiscal para efetivar a troca, caso a loja ofereça essa opção, avisa o Procon.

Para compras on-line ou fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para desistir da compra, contados a partir da confirmação ou do recebimento do produto, formalizando o pedido por escrito e enviando pelo Correio.

Em produtos eletrônicos com defeito, a assistência técnica tem 30 dias para o reparo. Ultrapassado esse prazo, o consumidor pode optar pela troca, devolução do valor ou abatimento do preço, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

O Procon Sorocaba recomenda informar-se sobre a política de trocas da loja, guardar a nota fiscal e, em caso de dúvidas, procurar o órgão para orientação.

Consumidores com dificuldades ou dúvidas podem acionar o Procon Sorocaba pelo WhatsApp (15) 99111-7448, pelo site www.procon.sorocaba.sp.gov.br, ou presencialmente em sua sede, na avenida Antônio Carlos Comitre, 331. O atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. (João Frizo - programa de estágio)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos