Praias
Turismo no litoral paulista deve alcançar R$ 10 bilhões nas férias de verão
A temporada de férias no litoral paulista deve atrair quatro milhões de turistas e excursionistas, de acordo com estimativa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Segundo cálculos, a movimentação financeira direta para o período é de pelo menos R$ 9,6 bilhões.
A maior concentração de visitantes será na Baixada Santista, que deve receber 2,9 milhões de visitantes na temporada. Nas cidades do litoral norte, por sua vez, é esperado mais de 1,1 milhão de pessoas até o fim de janeiro.
As embarcações interessadas em participar da festa de réveillon, terão de solicitar a inspeção para a Capitania dos Portos. Os barcos serão inspecionados até 30 de dezembro. “Essa inspeção envolverá a verificação de documentos, de itens de segurança, do cumprimento da lotação de cada embarcação”, explica o capitão dos Portos do Rio de Janeiro, comandante Luciano Calixto.
Virada de ano
Na virada do ano, é esperado um milhão de visitantes. Conforme levantamento do Ciet, 700 mil devem ir para a Baixada Santista, enquanto 300 mil turistas seguirão para o litoral norte. “Com boa conectividade terrestre e aeroportos próximos, São Paulo se sobressai pela logística e qualidade de atrativos, o que tem gerado uma movimentação de turistas recorde a cada ano”, afirma o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens. (Da Redação, com informações da Setur-SP)