Buscar no Cruzeiro

Buscar

Doença

Secretaria Estadual da Saúde contabiliza mais um caso de Mpox em Sorocaba

É o 13° caso na cidade neste ano; município alega que ainda não foi notificado

27 de Dezembro de 2024 às 17:47
Thaís Marcolino [email protected]
A monkeypox tem como caractetística o aparecimento de urupções pelo corpo
Doença tem como característica o aparecimento de erupções pelo corpo (Crédito: Reprodução Depositphotos/ Anna Shalamova)

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES), por meio do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), contabilizou o 13° caso de monkeypox (Mpox) neste ano, em Sorocaba. Questionada sobre a situação, a prefeitura disse que ainda não foi notificada, por isso não há detalhamento sobre o paciente.

Os 12 anteriormente confirmados pelo município são homens, considerando-se que se trata do gênero no qual há maior predominância da doença, transmitida por contato de uma pessoa infectada, materiais contaminados por micro-organismos e animais silvestres, como roedores, também infectados.

Os sintomas mais comuns da doença são erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrio e fraqueza.

Vigilância Epidemiológica

Composto por 33 municípios, o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba tem, desde o começo do ano, segundo o painel do Nies, 17 casos. As cidades com casos confirmados são: Sorocaba (13), Votorantim (2), Salto de Pirapora (1), Mairinque (1), Salto (1) e Tietê (1).

Conforme o painel, nos 12 meses de 2024, foram 138 notificações da doença pelo GVE Sorocaba, sendo 19 confirmadas e 109 negativas identificadas por meio de análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz. Não houve nenhuma morte.