Em dezembro
Em 27 dias, Sorocaba registra 447 milímetros de chuva
Volume supera a média histórica do mês de 303 mm
Matéria atualizada e revisada às 19h28 (27)
Em 27 dias, Sorocaba registrou 447 milímetros (mm) de chuva, superando, assim, a média histórica de chuva para o mês de dezembro dos últimos dez anos, a qual era de 303 mm. Com o alto volume, o rio Sorocaba chegou a ficar mais de um metro acima do normal. Agora, segundo a Defesa Civil da cidade, o nível está elevado em 30 centímetros (cm).
Conforme levantamento da prefeitura, nas últimas 24h (entre 7h de quinta-feira e 7h de ontem), foram 91 mm de chuva. O acumulado dos últimos três dias é de 146 mm.
Com o alto índice pluviométrico, alguns problemas foram registrados ao longo do mês, como alagamentos, queda de árvores e destelhamentos. Desde o último final de semana, os sorocabanos enfrentaram acúmulo de água em algumas vias, como as avenidas Dom Aguirre e 15 de Agosto. Os trechos foram liberados após limpeza.
Além da limpeza das vias, de acordo com a municipalidade, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) fazem a desobstrução das redes de drenagem nos bairros, inclusive o monitoramento de córregos e o funcionamento das bombas de recalque dos Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs).
Apesar do alto volume de chuvas em um mês, nenhuma ocorrência de gravidade foi registrada. A Defesa Civil da cidade, por sua vez, prossegue com as vistorias em imóveis, sobretudo nas regiões do Éden e Cajuru. O setor está de prontidão, em esquema de plantão 24 horas.
Os canais de contato para a população, em caso de emergência, são o do Corpo de Bombeiros (193) ou da Defesa Civil (199).