Suspensa
Obra na rodovia SP-250 é aguardada na região
Duplicação começou há quatro anos, mas falta concluir trecho de 21 km
A Prefeitura de Ibiúna considera que a suspensão do edital para a duplicação da rodovia Bunjiro Nakao (SP-250) vai prejudicar ainda mais a retomada das obras. Os trabalhos estão paralisados há cerca de quatro anos. Devido à importância da via para o escoamento da produção agrícola, a administração municipal de Ibiúna cobra constantemente o término do projeto.
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) determinou, no dia 10 de dezembro, a suspensão do edital aberto pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para realização da obra. A decisão vale até o DER apresentar esclarecimentos para os pontos questionados e o TCE tomar decisão final com base nas respostas, conforme noticiado anteriormente pelo Cruzeiro do Sul.
Segundo a prefeitura, em nota, a duplicação é aguardada não só para o município, mas também por cidades vizinhas que a utilizam para o transporte dos seus produtos, como Piedade e Tapiraí. “Essa obra é de grande importância para o desenvolvimento regional”, informa.
Ibiúna, ainda de acordo com o comunicado, é uma cidade turística e muitos visitantes reclamam da situação da SP-250. Inclusive, completa o posicionamento, acidentes constantes ocorrem na estrada, principalmente em trechos inacabados da obra.
Conforme a prefeitura, no dia 30 de novembro de 2023, o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante a inauguração de uma estrada vicinal em Vargem Grande Paulista. Na ocasião, Tarcísio teria prometido, perante o público, concluir a duplicação em breve. Porém, o projeto não foi retomado. “Infelizmente, a continuação da obra ainda espera o seu início”, afirma a nota.
Enquanto não há uma solução, a prefeitura diz que continuará cobrando “insistentemente” o retorno dos serviços.
O Cruzeiro do Sul também procurou o Sindicato Rural de Ibiúna para comentar sobre o assunto, mas foi informado de que a entidade está em recesso de fim de ano e retoma as atividades no início de 2025. O espaço segue aberto para eventual manifestação.
O DER abriu, em julho de 2024, o processo licitatório para contratação das obras de duplicação da rodovia. A intervenção abrange o trecho entre os quilômetros 48,7 e 69,5, na ligação de Cotia, Vargem Grande e Ibiúna. Segundo o DER, por dia, cerca de sete mil veículos circulam nesse trecho.
A abertura das propostas da licitação 90.021/2024 — orçadas em R$ 152,5 milhões — estava prevista para 14 de agosto. No entanto, não houve prosseguimento. Em mais um impasse, o TCE-SP determinou, no dia 10 de dezembro, a suspensão desse edital, por supostas irregularidades.
O Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (SiniceSP), autor de uma das ações contra a licitação, observou, principalmente, valores menores nas Tabelas de Preços Unificados (TPU) apresentadas no documento do que os praticados no mercado.
Em nota, o DER informou que, por inconsistências no projeto executivo, as obras foram paralisadas em 2021. A duplicação foi dividida em três lotes: 1, do km 45 ao 48; intermediário, entre o km 48 e o 62; e 2, do km 62 até o 69. O lote 1 foi finalizado em 2021, enquanto os outros dois seguem com os serviços interrompidos. “A atual gestão, ao assumir o departamento, priorizou a elaboração de novo projeto para a retomada das obras”, afirma.
Ainda segundo o comunicado, a licitação está em andamento, seguindo os trâmites legais previstos, com diligências e esclarecimentos às partes envolvidas. O objetivo é concluí-la “no menor prazo possível”.
Por fim, o órgão diz seguir com os serviços de conservação e sinalização na via, para manter a segurança e trafegabilidade para os usuários.