Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mercado de trabalho

Sorocaba cria 1.017 novos empregos no mês de novembro

O setor de comércio liderou as contratações, com 531 vagas

28 de Dezembro de 2024 às 20:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
De janeiro a novembro, 11.388 vagas foram abertas em Sorocaba, quase o dobro de 2023
De janeiro a novembro, 11.388 vagas foram abertas em Sorocaba, quase o dobro de 2023 (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Sorocaba manteve em novembro um saldo positivo quando o assunto é geração de empregos, com 1.017 novas vagas criadas, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Influenciado principalmente pelas festas de fim de ano, em que as pessoas costumam trocar presentes, o setor com mais contratações foi o comércio. No décimo primeiro mês do ano, as lojas registraram 531 novos funcionários.

Em uma loja de calçados na região central de Sorocaba, a gerente Jaqueline de Aparecida Baia reforçou a equipe para essa época do ano. Ao todo, 10 vendedores foram contratados para suprir a demanda. “O aumento na procura por calçados para o Natal, Ano Novo e até mesmo para presentear influencia na demanda, portanto, precisamos de mais pessoas”, aponta.

O crescimento não se limita somente aos pontos físicos de venda. De acordo com o economista Geraldo Almeida, comércios on-line, os famosos e-commerces, também contrataram funcionários para atender a demanda desta época do ano, porém, com uma diferença na logística.

“O que aconteceu no Brasil esse ano foi um crescimento da economia, puxado principalmente por renda e emprego. Porém, também houve a questão de programas sociais, que pesaram e fizeram aumentar o consumo das famílias”, explica o economista. “Portanto, unindo esses três aspectos, o mercado de trabalho se tornou mais resiliente, o que não se esperava”.

E os outros setores?

No mês de novembro, nenhum setor apresentou saldo negativo. Logo após do comércio, em segundo lugar está o segmento de serviços com 399 contratações, seguido pela indústria com 75 registros e construção com 64 novos funcionários. Na agropecuária, o saldo foi de duas admissões.

“Um fator interessante é o setor industrial. Tanto no Brasil quanto no Estado de São Paulo, no mês de novembro, tiveram uma queda, mas Sorocaba teve um número positivo”, ressalta Almeida.

Somando os resultados do Caged de janeiro a novembro, 11.388 vagas foram abertas em Sorocaba, quase o dobro de 2023, quando 6.094 funcionários foram registrados. Neste cenário, o economista ressalta que a geração de emprego faz crescer a economia.

Expectativas para 2025

Geraldo Almeida destaca alguns pontos que devem ser olhados com mais atenção no próximo ano. Entre eles, o valor do dólar e a questão fiscal, que podem impactar nos juros e, consequentemente, no aumento da dívida pública.

“É preciso ficar de olho na inflação, nos juros, no gasto fiscal, para conseguirmos manter esse crescimento em 2025. Será difícil, a expectativa é que cresça menos, e a tendência é refletir também nos empregos”, pontua o economista. “Mas quando olhamos que o desemprego está na menor média histórica desde 2013, é importante manter esse percentual, mesmo com o crescimento mais baixo”. (Beatriz Falcão)