Para a virada
Busca para o look do ano novo movimenta comércio
Data é bastante significativa e cheia de simbolismo, por isso a cor da roupa é importante para quem tem superstição
A predominância do vermelho nas vitrines deu espaço, principalmente, para o verde, branco e amarelo. Os tons são os preferidos da população para passar a virada do ano. Ontem (28), na região central de Sorocaba, muitos consumidores estavam escolhendo seus looks para chegar em 2025 emanando boas energias.
Juliana Helena Baccelli, veste, ao menos, uma peça branca na passagem de ano. A superstição teve início ainda na infância e a empresária faz questão de continuar. “Em casa vestimos branco para pedir paz. Até tem gente que acha bobagem, mas é a chance de a gente iniciar um novo ciclo desejando boas coisas”, conta.
Dessa vez o look não será totalmente branco. A profissional, de 47 anos, estava olhando shorts branco para combinar com uma blusa amarela, que segundo a superstição, traz dinheiro e prosperidade. “É o combo perfeito para um novo ano”, complementa Juliana.
Em meio às típicas andanças no Centro de Sorocaba pós-Natal na busca da roupa do ano novo, a empresária achou que em 2024 a oferta está um pouco menor. Apesar dessa percepção, comerciantes afirmam que boa parte do estoque está na entrada da loja justamente para atrair o público.
“Desde o dia 26 já foram montadas as vitrines e frente de loja com as cores verde, branco, amarelo e brilhantes, que são as campeãs de vendas nessa época”, explica a gerente de loja Luciana Batista. “Essas são peças sazonais, então colocamos praticamente todo estoque nas araras para chamar os clientes e tem vindo bastante gente dar uma olhada”, complementa.
Apesar do foco ser nas cores que representam paz, prosperidade e sucesso, há quem busque o azul, que traz a ideia de saúde, serenidade e tranquilidade. Esse é o caso da atendente de farmácia, Julia Siman. “Estou procurando o azul para 2025 trazer mais saúde, não só pra mim como para todo mundo. E também muita esperança”, diz a profissional.
Olhando as araras atentamente das lojas, mesmo procurando um azul no tom mais claro, Julia não descarta passar o ano com outras cores. As únicas que não tem como preferência é o preto e branco, porque já utiliza no dia a dia e gostaria de algo diferente. Independente da cor escolhida, Julia, de 21 anos, acredita na superstição e pretende “entrar no ano com um desejo bom, de que pode ser melhor”.
Assim como Julia, são muitas as pessoas que acreditam que a cor usada na virada pode influenciar no ano que vem pela frente.
Significado das cores
Branco: paz e pureza
Amarelo: prosperidade e riqueza
Vermelho: Paixão e energia
Verde: Esperança e renovação
Azul: tranquilidade e serenidade
Roxo: espiritualidade e intuição
Prata: modernidade e inovação
Preto: independência e ousadia
Brilho: sucesso