Buscar no Cruzeiro

Buscar

Certidão de nascimento

Na contramão do Brasil, Miguel é o nome mais registrado em Sorocaba

Em todo o país, Helena tem a preferência das mamães e dos papais; dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais

30 de Dezembro de 2024 às 21:30
Beatriz Falcão [email protected]
Os cartórios do município, neste ano, receberam o registro de 151 bebês como Miguel: em 2023 aparecia em segundo lugar
Os cartórios do município, neste ano, receberam o registro de 151 bebês como Miguel: em 2023 aparecia em segundo lugar (Crédito: MARCELO CASAL JR. / AGÊNCIA BRASIL )

Com raízes hebraicas e um significado forte, Miguel foi o nome mais registrado nos cartórios de Sorocaba em 2024. Ao todo, 151 bebês receberam este nome ao longo do ano, ultrapassando Helena — ficou em primeiro lugar em 2023 — com 136 registros. Os dados são do Portal da Transparência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

A simbologia de Miguel é, na verdade, uma pergunta retórica “Quem é como Deus?”, subentendendo que a resposta seja “Não há ninguém como Deus”, representando o divino, a força e a coragem. No ano anterior, o nome esteve em segundo lugar entre os 50 mais utilizados em Sorocaba, com 134 registros.

Entre os 151 Miguéis que nasceram em Sorocaba neste ano está Miguel Silveira Sotero Nhã, 5 meses. O nome apareceu para sua mãe, a enfermeira Aline Cristina Silveira Sotero Nhã, 35 anos, durante um sonho. Duas semanas após descobrir a gravidez, ela sonhou que segurava um menino em seu colo e o chamava de Miguel.

“Então, acredito que foi uma orientação divina. Deus falou comigo no sonho e disse que seria um menino, que se chamaria Miguel”, conta. “Minha família sempre foi muito católica, voltada para a igreja e para São Miguel Arcanjo, o anjo que derrotou Lúcifer. Portanto, além de ser um nome bíblico, é muito importante para nossa religião.”

Helena em 2º

Agora, embora Helena esteja em segundo lugar da lista com 134 certidões, o nome continua sendo o preferido no Brasil. Somando os 26 Estados, além do Distrito Federal, 24.532 Helenas foram registradas ao longo do ano, entre elas, a filha da auxiliar administrativa Thaina Fernandes Lima da Silva, 26 anos, e do tatuador Otávio Augusto de Souza Mulero, 28.

A pequena Helena Fernandes Mulero nasceu em 11 de março com uma “carinha de brava”, como descreve a mãe. Até então, ela se chamaria Aurora, mas ao ver a expressão da filha, Thaina percebeu que precisaria de um nome mais forte. Desta forma, surgiu Helena, que significa “aquela que ilumina” ou “a reluzente”.

“Eu sempre amei novelas. Enquanto estava grávida, assistia várias reprises das novelas do Manoel Carlos [autor, escritor, diretor, produtor e ex-ator brasileiro] e em todas tinham uma Helena, que sempre era a mais bonita e de bem com a vida”, conta a auxiliar administrativa. “Depois olhei que o significado realmente combina com a minha filha. Ela é, de fato, muito iluminada.”

Conforme a lista divulgada pela Arpen-Brasil, Davi, Theo e Ravi também foram os nomes masculinos em destaque neste ano. Enquanto para meninas, os mais escolhidos foram Alice, Cecília e Maitê.

Fora da curva

Por outro lado, há os papais que querem fugir dos tradicionais e escolhem nomes autênticos. Em 5 de novembro, a arquiteta Gabriela Cristina Costa de Toledo, 27, deu à luz sua filha Odara Sophia Costa de Toledo Fogaça. Porém, o nome acompanha a mãe desde a época da escola, quando escutou Odara pela primeira vez e ficou encantada.

“Na cultura hindu, Odara é uma palavra que representa paz e tranquilidade. Já na língua Iorubá, significa bom e alegre. Essas são duas simbologias que gosto muito”, relata Gabriela.

Sophia, por sua vez, foi uma escolha do pai, o treinador físico Erivaldo Aparecido Fogaça Júnior, 26. O segundo nome é de origem grega, que significa “sabedoria”. “Acredito que ambos combinam muito com a nossa filha. Ela é um neném muito esperto e alegre, cujo sorriso transmite paz e tranquilidade”, afirma a arquiteta.

Além dos significados culturais e linguísticos, Odara está presente em uma música do Caetano Veloso, que diz: “deixa eu cantar para o mundo ficar odara”. Neste sentido, Gabriela interpreta para um mundo mais tranquilo e sereno.

OS DEZ MAIS EM SOROCABA

1º) Miguel - 152 registros
2º) Helena - 132 registros
3º) Davi - 105 registros
4º) Theo - 104 registros
5º) Alice - 97 registros
6º) Ravi - 97 registros
7º) Cecília - 91 registros
8º) Samuel - 88 registros
9º) Maitê - 87 registros
10º) Noah - 85 registros

 

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos